Federal
TRE-PR marca julgamento de Sergio Moro para 8 de fevereiro
Waldemir Barreto/Agência Senado

TRE-PR marca julgamento de Sergio Moro para 8 de fevereiro

O senador Sergio Moro é acusado de abuso de poder econômico nas Eleições 2022

Angelo Sfair - quarta-feira, 31 de janeiro de 2024 - 18:00

O julgamento que pode levar à cassação do senador Sergio Moro (União Brasil) será realizado na quinta-feira da próxima semana, dia 8 de fevereiro.

A data foi informada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Ontem (30), o desembargador Luciano Carrasco Falavinha determinou que o julgamento acontecesse “na primeira data possível”.

Moro é alvo de duas ações, protocoladas pelo PT e pelo PL, que correm unificadas na Justiça Eleitoral. Os partidos acusam o ex-juiz federal de abuso de poder econômico nas eleições de 2022.

Em dezembro, ao acolher parcialmente as denúncias, o Ministério Público Eleitoral do Paraná (MPE-PR) emitiu parecer favorável à cassação do senador.

Quando estava no Podemos, Moro realizou atos de pré-campanha para concorrer à Presidência da República. Depois, o ex-juiz se filiou ao União Brasil, para tentar uma vaga ao Senado.

Somando os gastos de Podemos e União Brasil, o senador ultrapassou o teto de gastos para a campanha ao Congresso, estipulado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em R$ 3,176 milhões.

Caso o senador seja cassado, uma nova eleição para ocupar a vaga no Senado será convocada em caráter suplementar. Após o julgamento, no TRE, ainda cabe recurso ao TSE.

Compartilhe