Municipal
Fraude em Colombo: vice-prefeito é afastado após operação da PF
Foto: Divulgação/Prefeitura de Colombo

Fraude em Colombo: vice-prefeito é afastado após operação da PF

O político também acumula a função de secretário municipal de educação.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 - 10:03

O vice-prefeito de Colombo, Professor Alcione (Republicanos), foi afastado do cargo na manhã desta quinta-feira (29), após uma operação da Polícia Federal investigar um esquema de fraude em licitações e superfaturamento na compra de livros infantis na prefeitura metropolitana. Ele também acumula a função de secretário municipal de educação. A informação foi confirmada pela própria PF.

Conforme a polícia, o afastamento do político ocorreu por meio de uma decisão judicial. A Justiça também determinou o bloqueio de mais de R$ 2 milhões, em imóveis e veículos.

Equipes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão nas primeiras horas de hoje, em Curitiba e Colombo. Um dos alvos foi justamente a Secretaria Municipal de Educação de Colombo.

Ao todo, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos. O objetivo das diligência foi reunir informações e identificar os envolvidos, para interromper suas atividades ilícitas.

“(Os investigados) utilizavam a compra fraudulenta de livros infantis como fachada para desviar recursos públicos. A operação representa um marco na luta contra a corrupção, enfatizando o compromisso da Polícia Federal em combater a criminalidade e proteger os recursos públicos”, detalha a PF.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Colombo

Os crimes investigados incluem corrupção passiva, corrupção ativa, associação criminosa, fraude à licitação e lavagem de capitais. As penas previstas para os envolvidos, se condenados, somam mais de 33 anos de prisão, demonstrando a gravidade dos delitos investigados.

Colombo possui pouco mais de 25 mil alunos na rede municipal de ensino. Em nota enviada ao Paraná Portal, a prefeitura afirmou que recebeu com surpresa a notícias dos fatos investigados e que “diante do ocorrido, o Prefeito Municipal de Colombo, comunica o afastamento do Secretário Municipal de Educação e Vice-Prefeito de suas funções.”

Além disso, o parlamentar “determinou a instauração de imediato de um processo administrativo para apurar os eventos narrados.”

Compartilhe