Geral
Júri popular de Jorge Guaranho começa hoje; acompanhe AO VIVO
Foto: Reprodução/Redes sociais

Júri popular de Jorge Guaranho começa hoje; acompanhe AO VIVO

O ex-policial penal é acusado de assassinar o tesoureiro do PT Marcelo Arruda, em 2022.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 4 de abril de 2024 - 08:15

O júri popular do ex-policial penal federal Jorge Guaranho, acusado de assassinar o tesoureiro do PT Marcelo Arruda, começa nesta quinta-feira (4). A sessão está marcada para as 8h30, no plenário do Tribunal do Júri de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, e terá transmissão ao vivo pelo YouTube, de acordo com o Tribunal de Justiça do Paraná.

O crime teve ampla repercussão nacional e aconteceu em julho de 2022. Arruda foi morto na própria festa de aniversário, que tinha como tema o Partido dos Trabalhadores e o presidente Lula, quando comemorava 50 anos com familiares e amigos.

O Ministério Público do Paraná sustenta que o assassinato teve motivação política.

O julgamento de Guaranho estava marcado, inicialmente, para dezembro de 2023, mas foi adiado depois da defesa alegar surpresa com a inclusão de um laudo pericial no processo. O réu foi denunciado por homicídio doloso duplamente qualificado, por motivo fútil e perigo comum – já que os disparos foram feitos em um salão e poderiam ter acertado outras pessoas.

A expectativa é que o julgamento dure três dias. Pelo menos 15 pessoas devem ser ouvidas.

Jorge Guaranho está preso desde agosto de 2022 no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana Curitiba.

Por meio de nota enviada ao Paraná Portal, a defesa do ex-policial penal rechaça a tese de motivação política, e afirma que irá mostrar a verdade dos fatos de maneira integral.

A Defesa buscará demonstrar a verdade dos fatos de maneira integral, comprovando que ao contrário do alegado não há motivação política no evento e que conforme os vídeos e testemunhas do processo o réu não invadiu a festa atirando, agindo em defesa própria ante a iminência de agressão pela vítima que empunhava arma e não atendeu aos pleitos de baixar sua pistola. Buscaremos a absolvição plena de Jorge Guaranho que foi vítima da situação ocasionada pelo descontrole da vítima que o agrediu violentamente após troca de ofensas verbais atingindo sua esposa e filho recém nascido que estavam no veículo”, afirma o advogado Samir Mattar Assad.

Júri de Jorge Guaranho acontece 1 ano e 8 meses após o crime

Marcelo Arruda foi morto enquanto comemorava o aniversário de 50 anos com amigos e familiares, no dia 9 de julho de 2022, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A festa tinha como tema o Partido dos Trabalhadores e Lula, então candidato à Presidência da República.

Conforme as investigações, o ex-policial penal Jorge Guaranho, apoiador do então presidente Jair Bolsonaro (PL), invadiu a comemoração e iniciou uma discussão com a vítima. Cerca de 10 minutos depois, ele voltou ao local, armado, e disparou contra Marcelo, que revidou usando a arma que carregava por ser guarda municipal.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Marcelo Arruda chegou a ser socorrido, mas, não resistiu aos ferimentos. Ele deixou três filhos e a esposa.

Acusado de matar o ex-tesoureiro do PT, Jorge Guaranho foi recentemente demitido pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Compartilhe