Municipal
“Existe vontade de candidatura própria no partido”, diz Zeca Dirceu
BandNews Curitiba

“Existe vontade de candidatura própria no partido”, diz Zeca Dirceu

Pré-candidato à Prefeitura de Curitiba concedeu entrevista exclusiva; confira

Mirian Villa - terça-feira, 21 de maio de 2024 - 11:21

Em entrevista exclusiva, o deputado federal Zeca Dirceu (PT) reforçou a vontade do diretório municipal de uma candidatura própria nas eleições para à Prefeitura de Curitiba. Ele foi o sétimo pré-candidato à Prefeitura de Curitiba a conversar com a equipe da rádio BandNews Curitiba e Paraná Portal.

O pré-candidato afirmou que colocou seu nome à disposição após perceber as necessidades da população da capital paranaense. “Para mim, tá cada vez mais evidente que há uma maioria dentro do PT de Curitiba que é a favor da candidatura própria e isso vai acabar prevalecendo. O partido vai ter um candidato e eu espero e trabalho para isso, que seja meu nome.”

Em relação à pré-candidatura da também deputada federal Carol Dartora, Dirceu reforçou que não existe uma competição, mas que os dois trabalham juntos para construir a tese de candidatura própria em Curitiba. “O eleitor do PT não pode ficar órfão, sem ver ninguém aqui. É um equívoco muito grande, não há nenhum tipo de rixa entre nós e é natural ter mais de um pré-candidato. O diretório municipal vai escolher quem estiver mais preparado, com mais chances de vencer”, argumentou e explicou que o cenário destas eleições é diferente da última, quando ninguém queria ser candidato.

Sobre a busca do pré-candidato Luciano Ducci (PSB) por apoio do PT, o deputado federal afirmou que o colega não representa os desejos da liderança do diretório de Curitiba. “Eu fui um prefeito premiado em Cruzeiro do Oeste, desenvolvi uma gestão que deu tão certo que me reelegi com 70% dos votos. Tem toda uma trajetória que me credencia como um bom gestor. Não acredito que o Luciano Ducci represente o anseio das nossas lideranças. Eu tenho uma trajetória de esquerda, de lealdade ao meu partido, e isso vai contar no final da decisão pela candidatura, mesmo que seja uma decisão tomada pela federação nacional.”

Ainda em relação a divergências ideológicas, o pré-candidato do PT disse que tem uma ótima relação com parlamentares com uma visão diferente. “Acho que é totalmente possível, até com uma certa facilidade, formar uma maioria mesmo quando se é minoria. Estamos provando isso em Brasília. Se lá que é muito mais difícil a gente consegue formar maioria para governar, aqui não é um problema. Como eu disse, eu governo com respeito, com conversa. Se me perguntarem sobre o governador Ratinho Junior, posso falar com tranquilidade que converso com ele. Minha preocupação e meu foco é a população.”

Natural de Umuarama, no noroeste do Paraná, Zeca Dirceu diz não ver um impeditivo para disputar às Eleições 2024 porque tem conhecimento de gestão municipal. Ele justificou que trabalha em Brasília há 24 anos e aprendeu a capitar recursos. “Conhecer a cidade como eu conheço é mais importante do que ter nascido nela. Minha história política é de diálogo, de respeito, de buscar uma construção muito mais ampla do que minha visão ideológica. Tenho, sim, posição ideológica, mas não faço política estreita, eu faço política ampla, e isso permite governar bem e ganhar eleição.”

“Apesar de termos opiniões políticas diferentes, faço cobranças, faço críticas, mas nunca tive uma relação de ataque pessoal ou rivalidade com o governador Ratinho Junior. A gente desfruta, eu diria até, de uma amizade. Se eu ganhasse às eleições, teríamos uma ótima relação com o Governo do Estado, mas também com o Governo Federal, que está concentrado o grosso do dinheiro.”

Filho do ex-ministro José Dirceu, que chegou a ser condenado em um esquema de corrupção, Zeca afirmou que os dois possuem trajetórias distintas e que não vê relevância do tema no debate atual. “Meu pai teve uma trajetória politica em São Paulo e eu no Paraná. Amo meu pai, mas temos trajetórias políticas distintas. Qualquer pessoa em sã consciência, bem informada, sabe que houve no Brasil uma perseguição política, muitas pessoas foram presas sem prova. Esse é um problema que está tá superado e não acho importante para o debate atual da política.”

Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba

A série de entrevistas da BandNews Curitiba, em parceria com o Paraná Portal, começou na última semana, com Beto Richa (PSDB). O segundo convidado foi o deputado federal Luciano Ducci (PSB), o terceiro foi o Ney Leprevost (União Brasil). Também foram entrevistados o deputado estadual Goura (PDT) e o atual vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD).

Ontem, foi a vez de Luizão Goulart (Solidariedade). Nesta semana, na sequência, serão sabatinados os pré-candidatos Andrea Caldas (PSOL), Paulo Martins (PL) e Maria Vitória (PP).

Compartilhe