Municipal
‘Paz entre Prefeitura e Governo ganha a população’, diz Pimentel
Rodrigo Fonseca/CMC

‘Paz entre Prefeitura e Governo ganha a população’, diz Pimentel

Declaração foi feita em entrevista exclusiva nesta sexta-feira (17)

Mirian Villa - sexta-feira, 17 de maio de 2024 - 11:15

Em entrevista exclusiva, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), expressou a vontade de ter o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro em sua candidatura. Ele foi o quinto pré-candidato à Prefeitura de Curitiba a conversar com a equipe da rádio BandNews Curitiba e Paraná Portal.

Sobre o conjunto de valores, princípios e doutrinas, Pimentel afirmou ser um candidato de centro-direita e está buscando apoio dos partidos que possuem esses pensamentos. “Estou sim buscando apoio do PL e do Novo, por exemplo. Também quero apoio do Jair Bolsonaro, das lideranças consolidadas, para mostrar que nossa candidatura é a garantia dos avanços da cidade”, disse Pimentel, que reforçou que o Podemos já anunciou apoio à candidatura.

O vice-prefeito disse ainda que a “paz política que existe entre a Prefeitura e Governo ganha a população da cidade”, porque é a certeza de diminuição na burocracia e aumento nos investimentos. “É isso que estou propondo para a cidade.”

Em relação ao possível nome do vice-prefeito para a chapa, Pimentel explicou que não há perspectiva de escolha e que está procurando um perfil como ele foi para o atual prefeito, Rafael Greca. “Tenho evitado a falar nomes, mas digo que o cargo de vice-prefeito não foi definido. Vou procurar um perfil como eu me propus a ser para o Rafael Greca. Um vice-prefeito leal e atuante, trabalhando com parceria, respeito, credibilidade.”

Com relação ao transporte público de Curitiba, o vice-prefeito alegou os motivos para não propor a implementação do metro na capital paranaense, indo contra os projetos dos outros pré-candidatos. Para ele, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é a alternativa sustentável. “Assinamos o estudo de viabilidade técnica e econômica que vai ficar pronto no segundo semestre de 2025. Se for viável, nós vamos lançar a concorrência na B3 para ocorrer uma concessão transparente. A proposta é do VLT sair do Aeroporto Afonso Pena até o Centro Cívico. Seria uma substituição do BRT, o biarticulado. E o estudo já vai deixar um gatilho para fazermos VLT do Centro Cívico ao Santa Cândida.”

Pimentel também disse que não existe nenhum estudo que comprove a tarifa zero como algo sustentável pelo município. Sobre a negativa para a questão, ele justificou que se algum dia um estudo apontar que é possível, ele seria o primeiro a implantar. “No ano passado contratamos o BNDES para estruturar o novo edital de licitação do transporte coletivo da cidade, para aperfeiçoar o que é bom e trazer novas tecnologias, como ônibus elétrico, matriz energia, bilhete único, as ligações. Minha proposta será nesse sentido, que é muito mais amplo o debate da tarifa única.”

Durante a conversa, ele afirmou ainda que a Linha Verde Norte será entregue no próximo mês – junho – e falou sobre a obra do Complexo Tarumã, que tem previsão de terminar no final de 2024. “O viaduto do Tarumã já foi alargado de um lado e vamos alargar no outro nos próximos dias. Ali, além do aumento do fluxo de veículos, será feita uma pequena estação do transporte coletivo, para fazer ligação com a Victor Ferreira do Amaral e a linha verde.”

“É um processo de revitalização na região norte da cidade, que vai trazer um dinamismo. Nós pegamos alguns projetos de herança e o projeto é tão importante quanto a obra. Ele precisa ser feito e organizado para que a obra não pare no meio do caminho. Esse é um desafio que fizemos e estamos concluindo.”

Outros pontos abordados foram assistência social de Curitiba e inclusão de pessoas com deficiência. Na entrevista, Pimentel exaltou as iniciativas da FAS (Fundação de Ação Social) com os moradores em situação de rua. “Quero contratar mais assistentes sociais e dar ferramentas para a fundação. Quero deixar claro também que em Curitiba, quem quer sair da rua tem todas as oportunidades de reinserção na sociedade. A questão social será uma das pautas prioritárias.”

Já sobre a qualidade dos serviços oferecidos para as pessoas com deficiência, o vice-prefeito expressou à vontade de ampliar as horas aulas de atendimento das crianças nas escolas municipais e no Sistema Único de Saúde. “Vamos fazer grandes mutirões de ampliação da detecção do autismo, porque quanto antes a gente descobrir e dar assistência, antes elas conseguem ter apoio. Queremos aumentar, na medida do possível, com orçamento estabelecido, as horas aulas de atendimento que essas crianças têm. Quero aumentar também o atendimento no SUS para o acompanhamento adequado da sua característica.”

Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba

A série de entrevistas começou na segunda-feira (13) com Beto Richa (PSDB). O segundo convidado foi o deputado federal Luciano Ducci (PSB), o terceiro foi o Ney Leprevost (União Brasil) e ontem foi a vez de do Goura (PDT).

Na próxima segunda-feira, o sexto entrevistado é Luizão Goulart (Solidariedade). Na sequência, em ordem, Maria Vitória (PP), Andrea Caldas (PSOL) e Paulo Martins (PL).

Compartilhe