Política
Renato Freitas tem representações arquivadas na Alep e pode ter punição anulada
(Foto: Valdir Amaral/Alep)

Renato Freitas tem representações arquivadas na Alep e pode ter punição anulada

Deputado petista estava envolvido nas três representações.

Vinicius Cordeiro - quarta-feira, 6 de março de 2024 - 15:34

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) acatou o voto do relator Mateus Vermelho (PP) e arquivou três representações disciplinares contra os deputados Ademar Traiano (PSD) e Renato Freitas (PT).

Freitas havia protocolado duas representações contra Traiano e era alvo de uma representação feita pelo deputado Ricardo Arruda (PL).

PUNIÇÃO A FREITAS PODE SER ANULADA

Além das representações arquivadas, o deputado Renato Freitas pode ter uma punição suspensa na Alep. No fim de fevereiro, o deputado petista levou uma advertência escrita por quebra de decoro, quando o parlamentar chamou o presidente da Casa, Ademar Traiano (PSD), de ‘corrupto’ durante sessão plenária em outubro do ano passado.

“O processo administrativo disciplinar foi encaminhada ao Conselho de Ética na data de 20 de outubro de 2023. Conforme reunião do Conselho do dia 30 de outubro, data de início do prazo de contagem do prazo prescricional, o processo tinha como data fatal para a conclusão no dia 21 de dezembro de 2023. Mesmo se contado o prazo do desconto do recesso, o prazo se encerrou 15 de fevereiro de 2024”, explicou o deputado Arilson Chioratto (PT), relator do processo na Assembleia.

Já que a advertência foi dada no dia 20 de fevereiro, a punição deve ser anulada. Na votação, até o líder do governo Ratinho Junior (PSD) na Assembleia, Hussein Bakri (PSD) e outros deputados da base, como Luiz Cláudio Romanelli (PSD), e o presidente do Conselho de Ética, Delegado Jacovós (PL), votaram a favor da anulação.

Contudo, a anulação da advertência ao deputado Renato Freitas será decidido na semana que vem após um pedido vistas pelo deputado Paulo Gomes (PP).

Compartilhe