Geral
Ratinho Junior se reúne com vice-ministro da Agricultura do Japão

Ratinho Junior se reúne com vice-ministro da Agricultura do Japão

Ratinho Junior formalizou um convite aos representantes do governo do Japão para que visitem o Paraná e conheçam fábricas e frigoríficos instalados no Estado.

FAEP - terça-feira, 7 de março de 2023 - 16:20

O governador Ratinho Junior participou de uma reunião com o vice-ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Atsushi Nonaka, para ampliar o mercado consumidor japonês à produção de proteínas suínas e bovinas do Paraná.

Ratinho Junior formalizou um convite aos representantes do governo do Japão para que visitem o Paraná e conheçam fábricas e frigoríficos instalados no Estado. 

O objetivo é dar mais agilidade ao processo de habilitação dos frigoríficos paranaenses junto ao país asiático, que já é um dos maiores mercados importadores da produção estadual de frango.

“O Japão representa um potencial econômico enorme para a exportação da agroindústria paranaense. Queremos expandir o mercado consumidor da proteína animal no Estado, o que incentivará o crescimento do PIB. Nós buscamos demonstrar aos representantes japoneses a qualidade e os diferenciais das empresas e da produção do Paraná”, disse Ratinho Junior sobre o encontro.

Em 2022, as exportações do Paraná para o Japão totalizaram US$ 545,3 milhões. O país é o 12º maior mercado comprador do Estado, cujo ranking é liderado pela China, Estados Unidos e Argentina. Os dados são do Ipardes.

RATINHO JUNIOR VAI À FEIRA NO JAPÃO

A missão comercial do governo do Paraná também esteve presentas na Foodex, a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia.

A Foodex Japan reúne cerca de 1.485 expositores de 40 países na capital Tóquio. Além de visitar outros estandes, a comitiva foi até o espaço destinado ao Brasil, onde 16 empresas brasileiras (quatro paranaenses) estão expondo produtos.

Ratinho Junior conversou com representantes do Grupo Sama, um grupo de empresas brasileiras de mel e derivados que já exporta para o Japão e que possui negócios com produtores de Ponta Grossa, Prudentópolis e Arapoti. 

Além disso, ele também esteve com representantes da Seara, que exporta carne de frango ao país a partir de fábricas instaladas em Rolândia, Jacarezinho, Santo Inácio e Lapa.

Compartilhe