Política
Ratinho Junior participa de inauguração de fábrica na Índia
(Foto: Jonathan Campos/Secom)

Ratinho Junior participa de inauguração de fábrica na Índia

Empresa brasileira Packem é a maior recicladora de garrafas pet do Paraná.

Vinicius Cordeiro - terça-feira, 16 de abril de 2024 - 13:54

O governador Ratinho Junior (PSD), do Paraná, participou nesta terça-feira (16) da inauguração da fábrica de big bags da empresa brasileira Packem em Ahmedabad, na Índia.

A fábrica deve gerar 700 empregos diretos na unidade de Ahmedabad e outros 5 mil indiretos. Serão utilizados, como matéria prima, os materiais recicláveis de garrafas pet e de big bags usadas para produzir novas big bags.

A companhia, que conta com uma planta recém-inaugurada em Curitiba, promove a expansão do mercado e reforça o intercâmbio tecnológico entre o Paraná e o país asiático.

A nova fábrica indiana da empresa é fruto de uma parceria da Packem com a companhia local Umasree Textplast. Com isso, a planta vai introduzir no mercado da Índia a tecnologia de reciclagem de big bags 100% recicladas de ponta a ponta.

As big bags são grandes embalagens flexíveis usadas para transporte ou armazenamento de produtos em pó, a granel ou líquidos, como fertilizantes, alimentos, minérios ou sementes.

“É um grande orgulho vir para a Índia trazer esta tecnologia que é uma referência mundial no cuidado com o meio ambiente e que já vem sendo aplicada no Paraná. Este tipo de investimento é importante para a troca de tecnologia entre os dois países e também para compartilhar experiências sustentáveis que possam ajudar o planeta como um todo. Há anos o Paraná vem sendo reconhecido como o estado líder em inovação e sustentabilidade no Brasil e é uma honra compartilhar este modelo”, disse Ratinho Junior.

MESMO CONCEITO DA FÁBRICA NO PARANÁ

O conceito é o mesmo da unidade recém-inaugurada da Packem em Curitiba, que tem capacidade para ser a maior recicladora de garrafas pet do Paraná, com potencial para reciclar 1,2 bilhão de garrafas por ano. O investimento da empresa na planta paranaense é de R$ 75 milhões.

“Sabemos o grande problema que o lixo plástico representa ao planeta, por isso nos debruçamos em pesquisa para criar um material totalmente sustentável. Por isso trabalhamos com todos os elos dessa cadeia, desde a captação do material até a produção final. Hoje fazemos uma big bag reciclando 120 garrafas de plástico. Esperamos que essa iniciativa incentive outros projetos de economia circular e sustentabilidade, eliminando o plástico virgem das operações”, afirmou o CEO da Packem no Brasil, Lázaro Eduardo dos Santos Neto.

RATINHO JUNIOR LIDERA MISSÃO INTERNACIONAL

A missão da comitiva do Paraná na Índia começou no dia 11 de abril e confirmou o investimento do grupo Tata Consultancy Services (TCS), líder global em serviços de tecnologia, na expansão da sua operação em Londrina, no Norte do Paraná. A ampliação do Delivey Center da empresa no Paraná vai criar 1,6 mil novas vagas de emprego.

Além disso, durante a viagem, o governador Ratinho Junior também apresentou os potenciais econômicos do Paraná à Confederação da Indústria Indiana (CII), que representa 300 mil entidades empresariais, e assinou um memorando de entendimento com o Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada (C-DAC) para trazer tecnologia de computadores de alto desempenho para acelerar as pesquisas científicas nas universidades estaduais.

Compartilhe