Geral
PF cumpre mandados no Paraná em nova ação contra atos antidemocráticos

PF cumpre mandados no Paraná em nova ação contra atos antidemocráticos

Além do Paraná, a operação contra participantes de atos antidemocráticos ocorrem em outros seis estados e no DF.

Guilherme Grandi - terça-feira, 18 de abril de 2023 - 08:41

A Polícia Federal cumpre mandados judiciais na manhã desta terça-feira (18) contra pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, em Brasília. A ação ocorre no Paraná e em outros estados, conforme a PF.

Na oportunidade, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Desde então, a Polícia Federal realiza ações para identificar os envolvidos nos atos golpistas.

A operação de hoje ocorre no âmbito da 10ª fase da Operação Lesa Pátria. Os policiais cumprem 16 mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Além do Paraná, os mandados são cumpridos também em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.

Ainda conforme a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Denúncias

A Polícia Federal pede a ajuda da população com informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro em Brasília. As denúncias podem ser encaminhadas ao  e-mail [email protected].

Compartilhe