Geral
Desembargador que falou sobre “nível superior” do Paraná será investigado no CNJ

Desembargador que falou sobre “nível superior” do Paraná será investigado no CNJ

A fala aconteceu durante sessão da 2.ª Câmara Criminal de Curitiba. O desembargador Mário Helton pediu desculpas e afirmou que não teve a intenção de ofender

Redação - terça-feira, 18 de abril de 2023 - 20:30

O desembargador Mário Helton Jorge, do TJPR (Tribunal de Justiça do Paraná), agora é alvo de um processo disciplinar aberto pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Na última quinta-feira (13), durante sessão no TJ, ao falar sobre corrupção, Helton afirmou que o Paraná “tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste” e que o estado não era adepto dos mesmos “jogos políticos”.

A fala de teor xenofóbico e discriminatório causou forte reação na internet e no meio jurídico. A postura do desembargador foi criticada devido ao preconceito com os estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

A fala aconteceu em meio a uma sessão da 2.ª Câmara Criminal de Curitiba. Pelo twitter, o ministro da Justiça e Seguraça do Brasil, Flávio Dino, afirmou que a manifestação pode ser enquadrada na Lei Antirracismo.

Precisamos de uma Justiça antirracista no Brasil. E por isso vamos enviar ao CNJ e ao MPF o caso do desembargador que propagou que um Estado tem “nível cultural superior” a outras regiões, em abordagem discriminatória. Consideramos que a conduta pode ser enquadrada na Lei 7716/89“.

Em nota, o desembargador Mário Helton pediu desculpas e afirmou que “não houve intenção de menosprezar ou estabelecer comparação de cunho preconceituoso contra qualquer pessoa, instituição ou região”.

Compartilhe