Política
Paraná enviou 13,2 mil toneladas de doações ao Rio Grande do Sul
(Foto: Valdelino Pontes/SECID)

Paraná enviou 13,2 mil toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

Transporte foi feito com 557 caminhões.

Vinicius Cordeiro - quinta-feira, 23 de maio de 2024 - 16:38

A campanha do governo do Paraná para ajudar as vítimas do Rio Grande do Sul chegou a 13,2 mil toneladas de donativos entre os dias 2 e 22 de maio.

Organizada pelo gabinete da primeira-dama Luciana Saito Massa e Defesa Civil do Paraná, a campanha contou com o envio de 557 caminhões ao Estado gaúcho.

O levantamento feito aponta que foram 3 mil toneladas de alimentos, 4 mil toneladas de fardos de água mineral e 4,7 mil toneladas de materiais de limpeza e higiene. Outros itens arrecadados foram roupas, cobertores e ração.

Tudo foi distribuído a 64 cidades gaúchas impactadas pelas enchentes.

“Foram mais de 13 mil toneladas arrecadadas. A gente precisava ajudar de alguma forma. Decidimos começar a campanha SOS RS para que o Paraná inteiro se solidarizasse e ajudasse os irmãos gaúchos”, disse a primeira-dama Luciana Saito Massa.

“Os paranaenses foram muito solidários nessa campanha. Tudo foi encaminhado ao posto que estabelecemos em Santa Cruz do Sul (a cerca de 150 km de Porto Alegre) e distribuído aos municípios que estavam nessa área de abrangência”, complementou o coronel Fernando Schunig, coordenador da Defesa Civil.

RIO GRANDE DO SUL 

Segundo os números do último boletim da Defesa Civil gaúcha, são 65 mil pessoas em abrigos, 72 desaparecidos e 163 óbitos confirmados. Mais de 82 mil pessoas e 12 mil animais já foram resgatados, sendo que 468 municípios sofreram consequências com os temporais.

Compartilhe