Estadual
Londrina proíbe crianças e adolescentes em Parada LGBTQIA+
Foto: Divulgação/Arquivo

Londrina proíbe crianças e adolescentes em Parada LGBTQIA+

Em caso de descumprimento, o projeto de lei estabelece multa de até R$ 10 mil/hora aos responsáveis pelos menores de idade.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 22 de maio de 2024 - 08:35

A Câmara Municipal de Londrina aprovou um projeto de lei que proíbe a presença de crianças e adolescentes na Parada Cultural LGBTQIA+. O evento que promove a diversidade ocorre anualmente na cidade do Norte do Estado, atraindo milhares de pessoas.

A proposta foi apresentada pela vereadora Jessicão (PP) e discutida em primeiro turno nesta terça-feira (21). A matéria recebeu 12 votos favoráveis e contou com uma abstenção.

De acordo com o texto, a participação de crianças e adolescentes na Parada do Orgulho LGBTQIA+ ficaria proibida, mesmo com a presença dos responsáveis, salvo expressa autorização judicial.

Em caso de descumprimento, o projeto de lei estabelece multa de até R$ 10 mil/hora aos responsáveis pelos menores de idade, por “indevida exposição da criança ou do adolescente ao ambiente impróprio”.

Vereadora Jessicão é a autora do projeto de lei. Foto: Reprodução/Instagram

Jessicão defende que, embora tradicional na cidade, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ “se tornou local de prática de exposição do corpo, com constante imagem de nudez, simulação de atos sexuais e manifestações que resultam em intolerância religiosa”. A parlamentar aponta, ainda, que tais exposições nos eventos que promovem a diversidade interferem na formação moral dos jovens.

Parada LGBTQIA+ em Londrina

A mais recente Parada LGBTQIA+ de Londrina ocorreu em novembro do ano passado. O evento contou com uma feira de economia Criativa e apresentações musicais, com a temática “Porque todes merecem viver sua verdade sem medo. Priorize e celebre a saúde mental LGBTI+”.

A Parada da Diversidade recebeu patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Compartilhe