Política
Não há discussão sobre adiamento das eleições no RS, diz Moraes
(Divulgação/TSE)

Não há discussão sobre adiamento das eleições no RS, diz Moraes

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes, disse que não há previsão ou discussão sobre um possível adiamento das Eleições 2024 no Rio Grande do Sul. “Estamos em maio e todas as providências estão sendo tomadas no âmbito do governo do estado do Rio Grande do Sul e do governo federal, […]

Vinicius Cordeiro - quarta-feira, 22 de maio de 2024 - 06:30

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes, disse que não há previsão ou discussão sobre um possível adiamento das Eleições 2024 no Rio Grande do Sul.

“Estamos em maio e todas as providências estão sendo tomadas no âmbito do governo do estado do Rio Grande do Sul e do governo federal, para que, se não houver o retorno total do que era antes dessa devastação pela inundação, haja a normalidade, o retorno do mínimo normal da rotina”, disse.

O recado foi dado momentos antes do início do julgamento que determinou a rejeição dos recursos dos partidos PL e PT, que buscavam a cassação do senador Sergio Moro (União-PR). A decisão foi unânime na Corte.

Além de garantir a manutenção das eleições no Rio Grande do Sul, Moraes ainda disse que não foi constatado nenhum dano estrutural no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) e nos juízos eleitorais, o que poderia impedir a realização normal do pleito em outubro.

“Nós vamos contabilizar as urnas que, eventualmente, sofreram avarias. Nós temos as urnas em depósito, temos todas as condições para garantir, até esse momento, as eleições normais em todos os municípios do Rio Grande do Sul. Isso é muito importante, porque o calendário eleitoral permanece para o Brasil todo”, finalizou Moraes.

Vale lembrar que a ministra Cármen Lúcia, atual vice, assume a presidência do TSE no dia 3 de junho, data em que está marcada a solenidade da troca de gestão.

Compartilhe