governo paraná ratinho junior empresa global irrigaçãoFoto: Jonathan Campos/SECOM

Governo do Paraná visita empresa referência global em irrigação

A agenda faz parte da missão no estado do Nebraska, nos Estados Unidos.

A comitiva do governo do Paraná, liderada pelo governador Ratinho Junior, teve uma reunião com representantes da Valley Irrigation, uma gigante do setor com presença em mais de 100 países, incluindo o Brasil, para conhecer tecnologias utilizadas para sistemas de irrigação. A agenda faz parte da missão no estado do Nebraska, nos Estados Unidos.

O principal interesse é nos chamados pivôs de irrigação, uma ferramenta moderna amplamente utilizada nos Estados Unidos e em alguns locais da Europa. Tratam-se sistemas de irrigação mecanizados que se movem em círculo em torno de um ponto central, irrigando grandes áreas de terra de forma uniforme e eficiente.

“Com o uso adequado dessa tecnologia, o Paraná pode aumentar a sua produção agrícola, diversificar as suas culturas, gerar mais empregos e renda e contribuir para a segurança alimentar do Brasil e do mundo”, disse Ratinho Junior.

No caso da soja, cuja colheita recorde de 1,2 milhão de toneladas em janeiro, o aumento da produtividade é estimado em 20% em relação às áreas não irrigadas. Nas áreas de pastagem para gado, o aumento chega a 50%, enquanto no milho, que também representa boa parte da safra estadual, os ganhos podem ser de até 70%.

Outro fator relevante é a crescente pressão pelo uso sustentável da água em nível global, o que torna a implantação de sistemas de irrigação ainda mais urgente. O uso de pivôs de irrigação permite o controle preciso da quantidade de água aplicada de forma mais eficiente.