Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Eleições: prazo para mudança de partido se encerra nesta sexta (5)

O primeiro turno das Eleições será realizado no dia 6 de outubro.

O prazo da janela partidária para as Eleições municipais deste ano se encerra na sexta-feira (5). Encerrado o prazo, os candidatos que pretendem concorrer aos cargos de vereadores não poderão mais mudar de partido. O primeiro turno das Eleições será realizado no dia 6 de outubro.

Definida pela Lei dos Partidos Políticos, o período para troca de partido é aberta em anos eleitorais sete meses antes do pleito. No entanto, só são permitidas mudanças ou novas filiações em partidos para detentores de cargos proporcionais em disputa naquela eleição. Assim, neste ano, apenas as vereadoras e os vereadores podem realizar a mudança.

Já o prazo de filiação partidária aos candidatos que desejam concorrer às Eleições de 2024, se encerram no sábado (6).

A filiação partidária é um pré-requisito fundamental para a candidatura de qualquer cidadã ou cidadão, assim como a nacionalidade brasileira, o alistamento eleitoral e o domicílio no local de candidatura. Também é necessário ter a idade mínima para concorrer aos cargos (35 anos para Presidente e senador; 30 anos para governador; 21 anos para prefeito e deputado federal, estadual ou distrital; e 18 anos para vereador).

O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 será realizado em todos as 399 cidades do Paraná no dia 6 de outubro.

Em sete municípios paranaenses que possuem mais de 200 mil eleitores há possibilidade de segundo turno, conforme a chamada Lei das Eleições. Cumprem o requisito legal eleitoral Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e São José dos Pinhais.