Foto: Divulgação/TRE-PR

Eleições 2024: inscrições para mesários voluntários estão abertas no Paraná

Os voluntários têm alguns benefícios pelo serviço de cidadania prestado à Justiça Eleitoral.

As inscrições para mesários voluntários que desejam atuar nas Eleições Municipais 2024 estão abertas no Paraná. Podem se voluntariar eleitores de todo o Estado, maiores de 18 anos e que estejam em dia com a Justiça Eleitoral.

O processo pode ser feito por meio do site do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) ou via aplicativo e-Título.

No caso da inscrição pelo site do TRE-PR, os eleitores devem preencher um formulário com seus dados pessoais, como CPF, nome completo, endereço, e-mail e telefone para contato.

“Ao se voluntariar como mesário, o candidato ou candidata será responsável, no dia da eleição, por atender os eleitores e as eleitoras recolhendo e conferindo assinaturas no caderno de votação, liberando as urnas eletrônicas e assegurando a segurança do processo eleitoral”, explica o TRE-PR.

Os mesários voluntários têm alguns benefícios pelo serviço de cidadania prestado à Justiça Eleitoral. Entre eles, dispensa do serviço pelo dobro dos dias de trabalho, horas complementares em cursos universitários e, caso previsto no edital, vantagem no critério de desempate em concursos públicos.

Além disso, no dia da eleição, os mesários receberão um vale refeição no valor de R$ 60.

O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 será realizado em todos os 399 municípios do Paraná no dia 6 de outubro.

Em sete cidades paranaenses que possuem mais de 200 mil eleitores há possibilidade de segundo turno, conforme a chamada Lei das Eleições. Cumprem o requisito legal eleitoral Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e São José dos Pinhais.