Estadual
Paraná mira ampliar parceria com a Índia na área de tecnologia
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Paraná mira ampliar parceria com a Índia na área de tecnologia

Comitiva do gigante asiático está no Estado para reforçar projetos conjuntos em tecnologia.

Rafael Nascimento - terça-feira, 16 de janeiro de 2024 - 11:36

O Paraná quer estreitar os laços com a Índia na área de tecnologia. O Governo do Estado recebeu nesta segunda-feira (15), em Curitiba, o embaixador indiano no Brasil, Suresh Reddy.

No encontro que ocorreu no Palácio Iguaçu, o representante do gigante asiático reforçou projetos conjuntos em tecnologia com o governador Ratinho Junior (PSD). Suresh Reddy também visitou as instalações do Tecpar.

Nesta terça-feira (16), a comitiva indiana fará uma visita técnica à sede da empresa Tata Consultancy Services, em Londrina, no Norte paranaense.

Ainda neste semestre, o Executivo deverá promover uma missão ao país asiático com foco nos setores de tecnologia e inovação.

Quinta maior economia mundial, a Índia ultrapassou a China e se tornou, no ano passado, o país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes. O país também vem se notabilizando como referência em tecnologia, exportando equipamentos e mão de obra especializada para o mundo.

“Queremos nos tornar, no Brasil, o que a Índia representa para o mundo em termos de tecnologia e inovação. E, para isso, queremos fortalecer os laços com o país para avançar cada vez mais nessa área”, disse Ratinho Junior.

Tecnologia indiana no Paraná

No Paraná, uma parceria entre a Fundação Araucária e o Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada da Índia (C-DAC, da sigla em inglês) viabilizou a instalação de um computador de alta performance, também chamado de supercomputador, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A ideia é que a tecnologia também seja levada para as outras universidades estaduais, para fazer o processamento de dados de áreas como a genômica, física e inteligência artificial, entre outras.

O Estado também é sede de importantes empresas de tecnologia indianas, como a Tata Consultancy Services (TCS), maior provedora de serviços e produtos de tecnologia de informação do mundo e maior companhia da Índia.

Instalada há seis anos em Londrina, no Norte do Paraná, a multinacional emprega cerca de 1,8 mil profissionais e está se consolidando como um dos maiores polos de tecnologia e inovação do país.

Já a indiana HCL Tech, também voltada para o desenvolvimento de sistemas de TI, marca presença em Curitiba.

Compartilhe