Municipal
Curitiba amplia atendimento prioritário em filas de supermercados
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Curitiba amplia atendimento prioritário em filas de supermercados

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mobilidade reduzida, lactantes e obesos passam a ter atendimento mais ágil.

Rafael Nascimento - segunda-feira, 25 de março de 2024 - 11:53

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta segunda-feira (25) o projeto de lei que amplia o atendimento prioritário nas filas de supermercados da cidade. A medida garante a possibilidade de atendimento mais ágil à pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com mobilidade reduzida, lactantes e obesos.

A votação em segundo turno, hoje, obteve unanimidade no plenário da Casa, com 30 votos favoráveis. Agora, o projeto segue para sanção do prefeito Rafael Greca (PSD).

Atendimento prioritário em caixas de supermercado de Curitiba

De autoria do vereador Dalton Borba (PDT), a proposta atualiza a legislação municipal às novas regras de prioridade no atendimento em caixas de supermercado. O objetivo é ampliar o direito ao atendimento, com maior agilidade, para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mobilidade reduzida, lactantes e obesos.

Hoje, a legislação da Capital assegura fila prioritária a pessoas com deficiência (PcD), a idosos, às gestantes e às mulheres com crianças de colo.

O atendimento preferencial é obrigatório no caso de supermercados com cinco ou mais caixas.

“Isto é uma inovação, traz um benefício que merece ser comemorado”, afirma o parlamentar.

Durante a sessão, o autor do projeto frisou, em especial, a inclusão das pessoas com a mobilidade reduzida entre os grupos prioritários.

Se sancionada pelo prefeito Rafael Greca, a lei começa a valer 60 dias após a publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

Compartilhe