Indústria
Governo do Estado fecha parceria para receber nova fábrica de gigante dos eletrônicos
Foto: Jonathan Campos/AEN

Governo do Estado fecha parceria para receber nova fábrica de gigante dos eletrônicos

O polo fabril da LG será instalado no município de Fazenda Rio Grande, na RMC.

Rafael Nascimento - sábado, 24 de fevereiro de 2024 - 10:20

O Governo do Estado fechou uma parceria com a multinacional sul-coreana LG Electronics para receber uma nova fábrica no país. O polo fabril da gigante dos eletrônicos será instalado no município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

O protocolo de intenções foi assinado nesta sexta-feira (23) no Palácio Iguaçu, em Curitiba, pelo governador Ratinho Junior (PSD) e o presidente global de Eletrodomésticos e Soluções de Ar-Condicionado da LG, Jaecheol Lyu.

Os valores do investimento no Estado e o cronograma da obra não foram divulgados.

O negócio, que pode chegar a casa dos bilhões em investimentos, foi prospectado pelo próprio governador, por meio de uma viagem à Coreia do Sul, em março do ano passado.

O bom ambiente corporativo e industrial, com segurança jurídica e infraestrutura adequada, foram determinantes para a LG escolher o Paraná para a instalação da nova fábrica.

“Buscamos nessas viagens prospectar novas oportunidades de negócios e investimentos para o Paraná, que no caso da LG é uma das maiores do planeta na área de eletrodomésticos. Isso vai gerar mais empregos para os paranaenses e aumentar a arrecadação de impostos, o permitirá mais investimentos por parte do Estado”, celebra Ratinho Junior.

O complexo industrial da LG em Fazenda Rio Grande amplia a capilaridade da multinacional no Brasil. A companhia já possui uma fábrica na Zona Franca de Manaus no Amazonas, há mais de 27 anos.

Conhecida pela fabricação de eletrodomésticos de alta qualidade, a LG pretende agora redirecionar mais investimentos para os produtos da chamada linha branca, como refrigeradores, e a estratégia de comercializar produtos premium.

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, projeta que a fábrica gere um impacto relevante na cidade.

“Estávamos negociando desde maio do ano passado com os sul-coreanos por meio dessa interlocução do Governo do Estado via Invest Paraná, e conseguimos vencer uma disputa acirrada com o México e com outros estados para atrair uma das maiores empresas do mundo. Tenho certeza que a LG vai bater recordes de investimento e geração de emprego, proporcionando oportunidades para a nossa população”, aponta o prefeito.

Compartilhe