Negócios
Operações comerciais crescem 71% no Aeroporto Afonso Pena
Foto: Divulgação/CCR Aeroportos

Operações comerciais crescem 71% no Aeroporto Afonso Pena

Volume de negócios quase dobra no terminal em dois anos de concessão da CCR Aeroportos.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 21 de março de 2024 - 09:55

As operações comerciais no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, cresceram 71%. O incremento no volume de negócios foi registrado nos dois anos em que o terminal é gerido pela CCR Aeroportos.

O Afonso Pena é o aeroporto mais movimentado do Paraná e recentemente foi reconhecido como um dos mais confortáveis e seguros do país.

Desde que foi repassado à iniciativa privada, o espaço registrou um crescimento significativo no setor comercial. As operações disponíveis aos clientes na área pública e no saguão de embarque receberam um incremento de 71%, saltando de 39 no início de 2022, para 67 atrações.

A atual expansão do número de opções comerciais do Afonso Pena visa suprir as atuais demandas de produtos e serviços do aeroporto, ao mesmo tempo em que o terminal registra alta no número de rotas e passageiros. Diariamente, mais de 15 mil pessoas frequentam as dependências do aeroporto.

“Desde que chegamos notamos que havia um grande potencial inexplorado. Nosso primeiro desafio foi identificar os pontos fortes e fracos do portfólio de operações do aeroporto, e adequá-lo ao que os visitantes mais precisavam e procuravam. É o que temos feito até aqui, fechando parcerias com empresas de destaque, elevando o nível das atrações do Afonso Pena em quantidade e qualidade. Nosso desafio, agora, é prepará-lo para o esperado incremento de estrutura e de passageiros que deveremos ter a partir das obras de melhoria”, explica Luciane Cavalheiro, coordenadora comercial do Bloco Sul da CCR Aeroportos.

Apenas em 2023, foram inauguradas 14 novas operações em CWB. Entre elas, destaque para marcas de relevância nacional e internacional como Subway, Bob’s, Rei do Mate, Heineken e Casa do Pão de Queijo, além da inauguração de duas novas salas VIP do Banco Inter e da Advantage Internacional.

Saiba mais: Afonso Pena inaugura nova rota de transporte de cargas internacional

Expansão no Aeroporto Afonso Pena

Uma pequena revolução tem sido notada pelos viajantes que frequentam as dependências do Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB) nos últimos dois anos.

Referência no setor aeroportuário nacional por sua estrutura e qualidade dos serviços oferecidos, o terminal possui 77.160 m² de área aos passageiros e capacidade de atender aproximadamente 14,8 milhões de viajantes por ano.

Foto: Divulgação/CCR Aeroportos

Segundo o balanço anual divulgado recentemente pela concessionária, em 2023 a quantidade de viajantes que passaram pelo aeroporto foi de 5,5 milhões de passageiros. Com potencial de crescimento, novas obras de melhoria e a construção da terceira pista estão em execução, com previsão para ser entregue até o final de 2026.

Quem frequenta as dependências do aeroporto com frequência tem percebido a diferença.

“Praticamente toda vez que passo pelo Afonso Pena noto alguma nova loja, quiosque, restaurante. Me chama a atenção como o número de opções tem crescido, principalmente na sala de embarque. Como morador local, para mim é um motivo de orgulho poder ouvir amigos e colegas de outros estados que passam pelo aeroporto e elogiam seu conforto e comodidade. Sinto que estamos bem representados”, afirma o empresário Alberto Alves, de 48 anos, que viaja mensalmente para diferentes regiões do país.

Para 2024, o plano de expansão do Afonso Pena prevê pelo menos mais dez operações comerciais. Todos os acordos já foram firmados, e os novos players devem se instalar ainda neste primeiro semestre.

“Cada vez mais empresas de renome nacional e internacional têm nos procurado para se fazerem presentes no Afonso Pena. Este é um excelente indício de que estamos no caminho certo”, completa Luciane Cavalheiro.

Compartilhe