feira agro Campo MourãoFoto: Divulgação/Centro Universitário Integrado

Feira Agropecuária movimenta o setor em Campo Mourão

A programação conta com rodadas de negócios, palestras, workshops e atividades culturais.

O cidade de Campo Mourão, no Sudoeste do Paraná, sedia neste sábado (23) a 21ª edição da Feira Agropecuária Integrado. O evento movimenta o setor do agronegócio no Estado e deve receber pelo menos 2.500 visitantes de cidades vizinhas e outros estados do Brasil. A entrada é franca.

Cerca de 40 empresas do setor agropecuário, agentes financeiros e cooperativos terão estandes para expor seus produtos, serviços, maquinários e implementos agrícolas.

O objetivo da feira também é apresentar as novidades que ajudam no desenvolvimento sustentável do setor agropecuárioRodadas de negócios, palestras, workshops e atividades culturais também estão na programação.

A Feira Agropecuária Integrado será realizada das 9h às 17h, no câmpus da instituição de ensino Integrado – Rua Lauro de Oliveira Souza, 440, Área Urbanizada II, em Campo Mourão.

Foto: Centro Universitário Integrado

“A feira é realizada numa das regiões mais produtivas do país. O evento é organizado pelo BeAgro – o primeiro ecossistema de educação, inovação e tecnologia para o agronegócio do Brasil – conecta técnicos, professores, profissionais, estudantes, produtores, convidados e promove o compartilhamento do saber”, explica Marcelo Henrique Savoldi Picoli, coordenador do curso de Agronomia do Centro Universitário Integrado.

Feiras agropecuárias aquecem o agro paranaense

As feiras agropecuárias movimentam enormes cifras financeiras, atraem público ávido por novidades e aquecem a economia do Paraná e do país. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), os negócios nessas feiras agropecuárias representam cerca de 40% das vendas de máquinas agrícolas do Brasil.

Além de compartilhar conhecimentos técnicos, conectar produtores, especialistas e empresas, esses eventos também se beneficiam do crescimento expressivo do setor a cada ano. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o PIB da agropecuária aumentou 15,1% em 2023, comparado a 2022 – esse é o maior resultado da série histórica.

A forte expansão do setor puxou o PIB brasileiro, que cresceu 2,9% em 2023. Sem o crescimento da atividade agropecuária, o PIB do Brasil cresceria apenas 1,6%.

Conforme o Ministério da Agricultura e Pecuária, as exportações do agronegócio fecharam 2023 com US$ 166,55 bilhões em vendas, com aumento de 4,8% em relação ao ano anterior, e foram responsáveis por 49% de tudo o que foi comercializado para outros países.

“Como todos esses atrativos, vamos desenvolver ainda mais o agronegócio da região, estreitar contatos entre todos os agentes do segmento, com os estudantes e produtores rurais para que nossa região – que é o berço do agro no Paraná – continue evoluindo cada vez mais e de maneira sustentável”, projeta Marcelo Henrique Savoldi Picoli.

Serviço: XXI Feira Agropecuária Integrado

Quando: neste sábado (23), das 9h às 17h

Onde: câmpus do Centro Universitário Integrado – Rua Lauro de Oliveira Souza, 440, Área Urbanizada II, em Campo Mourã

Entrada franca. Quem quiser contribuir com entidades assistenciais e organizações protetoras dos animais de Campo Mourão pode doar 1 kg de alimento, 1 kg de ração ou 1 litro de leite

Mais informações emhttps://eventos.grupointegrado.br/evento/xxi-feira-agropecuaria/7670