Agronegócio
Conheça a farofa paranaense de batata-doce
Foto: Gisele Barão

Conheça a farofa paranaense de batata-doce

Produto foi criado em produção familiar de Paiçandu

Larissa Biscaia - segunda-feira, 25 de março de 2024 - 15:30

A Cooperativa de Produtores Familiares de Paiçandu, no Noroeste, instalou a primeira fábrica de farofa de batata-doce do Paraná.  A construção foi viabilizada com R$ 383 mil em recursos do programa Coopera Paraná, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. 

A agroindústria produz, além de farinha de mandioca, farinha de batata-doce, que é processada e transformada em farofa. 

“A farofa é para a gente entrar no mercado tradicional. Então, para nós, ainda é algo novo, por ser um produto que ainda não tem no mercado. Mas já percebemos que vai dar certo, ainda mais pelos benefícios nutricionais da batata-doce”, diz a presidente da cooperativa, Elizabete Lima da Costa Borges. 

No local, há também a biofábrica. A instalação industrial de pequeno porte produz insumos biológicos, que ajudam a controlar pragas e doenças. 

O espaço foi inaugurado neste mês de março e beneficia aproximadamente 85 agricultores. 

“Temos 175 pequenas cooperativas no Paraná buscando somar esforços para evoluir, investir não só pensando em produzir e entregar, mas em dar valor às coisas, ficar com o ganho final, ir para o mercado. Esse esforço é elogiável”, diz o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Compartilhe