Geral
Rio Grande do Sul: caminhões-pipa são enviados do Paraná para ajudar no abastecimento
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Rio Grande do Sul: caminhões-pipa são enviados do Paraná para ajudar no abastecimento

Ao todo, cinco caminhões-pipa foram cedidos pela Sanepar, cada um com capacidade de até 12 mil litros de água.

Rafael Nascimento - terça-feira, 7 de maio de 2024 - 08:21

Caminhões-pipa serão enviados do Paraná ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira (7), para auxiliar no abastecimento de água nos municípios gaúchos. Ao todo, cinco caminhões-pipa foram cedidos pela Sanepar, cada um com capacidade de até 12 mil litros de água.

O Rio Grande do Sul está em situação de calamidade pública diante das fortes chuvas, que causaram estragos em pelo menos 385 cidades. De acordo com a mais recente atualização da Defesa Civil gaúcha, 85 pessoas morreram, 134 estão desaparecidas e 339 ficaram feridas.

A tragédia já afetou mais de 1,1 milhão de pessoas e também causa desabastecimento em várias regiões do Estado.

O envio dos caminhões-pipa ao Rio Grande do Sul visa justamente propiciar o acesso emergencial à água potável para a população mais atingida. A medida foi viabilizada pelo Governo do Estado, e intermediada pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD).

“600 mil pessoas estão sem água nos bairros de Porto Alegre, atingidos pela tragédia das cheias. O Prefeito Sebastião Melo me telefonou contando o problema. Fizemos mesa virtual de engenheiros com o presidente da Sanepar, Cláudio Stabile; o prefeito Sebastião Melo; o secretário gaúcho Bruno Caldas e o governador em exercício do Paraná, Darci Piana. Dei a ideia de levar caminhões-pipa pela BR-101 até a região Viamão (RS), onde duas estações de tratamento de água locais estão preservadas do colapso”, afirma Greca.

O comboio de caminhões-pipa seguirá na manhã de hoje ao Rio Grande do Sul. Dois veículos partirão de Curitiba, enquanto os demais sairão das cidades de Ponta Grossa, Pato Branco e Foz do Iguaçu.

A Sanepar também colocou à disposição do governo gaúcho três reservatórios modulares com capacidade para armazenamento de 70 mil litros de água cada. Os contêineres são equipados com um sistema de pressurização que torna mais ágil e fácil o reabastecimento.

Ajuda paranaense ao Rio Grande do Sul

O Governo do Paraná encaminhou cerca de 190 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (6). São alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, água e telhas arrecadados por meio da campanha SOS RS, liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa e operacionalizada pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

A Defesa Civil estima que outras 300 toneladas que estão em separação sejam enviadas ao Rio Grande do Sul ao longo desta semana.

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Os quartéis do Corpo de Bombeiros em todo o Estado e sedes das Brigadas Comunitárias recebem alimentos não perecíveis.

Compartilhe