Geral
Imagens de satélite mostram cenário devastador no Rio Grande do Sul; veja antes e depois
Fotos: Copernicus/Nahel Belgherze

Imagens de satélite mostram cenário devastador no Rio Grande do Sul; veja antes e depois

Algumas cidades praticamente desapareceram do mapa, quase que totalmente coberta pelas águas.

Rafael Nascimento - terça-feira, 7 de maio de 2024 - 09:46

Imagens de satélite em alta resolução divulgadas nesta terça-feira (7) mostram a dimensão da tragédia que assola o Rio Grande do Sul desde a última semana, com fortes chuvas. Cidades como Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, praticamente desapareceram do mapa, quase que totalmente coberta pelas águas.

As imagens foram divulgadas hoje pela MetSul Meteorologia, com base no satélite Copernicus e registros da Nasa. A extensão da catástrofe natural agora pode ser observada do espaço por conta da melhora do tempo, depois de uma prolongada sequências de dias de tempo fechado com frequente e intensa chuva no Rio Grande do Sul.

Nesta segunda-feira (6), a chuva deu uma trégua e o Rio Grande do Sul teve o primeiro dia de tempo aberto e sol, o que permitiu que satélites de monitoramento ambiental e meteorológico pudessem registrar a extensão dos danos.

O que se vê nas imagens são cidades total ou parcialmente cobertas pelas águas. As enchentes mudaram especialmente o mapa da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Situada no delta do Jacuí, a cidade de Eldorado do Sul praticamente desapareceu nas águas. O município é o de maior exposição e risco em enchentes do Rio Jacuí.

Eldorado do Sul antes das fortes chuvas. Foto: Copernicus/Nahel Belgherze
Eldorado do Sul depois das fortes chuvas. Foto: Copernicus/Nahel Belgherze

Veja também: caminhões-pipa são enviados do Paraná para ajudar no abastecimento

As imagens de satélite também mostram o antes e depois em Porto Alegre. Os equipamentos de monitoramento registraram a enchente em um dos pontos mais críticos da capital gaúcha, o Quarto Distrito e o bairro Humaitá, onde o Rio Gravataí desemboca no Guaíba perto da Arena do Grêmio, na divisa com Canoas.

Foto: Copernicus/Nahel Belgherze
Foto: Copernicus/Nahel Belgherze

A tragédia no Rio Grande do Sul já afetou mais de 1,1 milhão de pessoas. O Estado está em situação de calamidade pública diante das fortes chuvas, que causaram estragos em pelo menos 385 cidades. De acordo com a mais recente atualização da Defesa Civil gaúcha, 85 pessoas morreram, 134 estão desaparecidas e 339 ficaram feridas.

Compartilhe