Agenda Cultural
Paraná disputa unidade da Escola de Balé da Ópera de Paris
(Foto: Jonathan Campos/AEN)

Paraná disputa unidade da Escola de Balé da Ópera de Paris

Estado compete com São Paulo e Rio de Janeiro.

Vinicius Cordeiro - terça-feira, 7 de maio de 2024 - 08:00

O Paraná está disputando com São Paulo e Rio de Janeiro para ser sede de uma unidade da tradicional Escola de Balé da Ópera de Paris, que pode ser incorporada ao Centro Cultural Teatro Guaíra.

O governador Ratinho Junior, a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, e o diretor-presidente do Guaíra, Cleverson Cavalheiro, estiveram reunidos com Jean-Yves Kaced, diretor de Desenvolvimento e Filantropia da companhia, e Pascal Riu, diretor-adjunto, para apresentar o Estado e as iniciativas culturais. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (06) em Paris, na França.

O objetivo do encontro é tentar viabilizar uma parceria com a Escola, que foi fundada por Louis XIV, tem mais de 350 anos de história e se apresenta periodicamente no tradicional Palais Garnier, para formação de talentos do Paraná.

A Escola de Balé da Ópera de Paris está localizada em Nanterre e trabalha com formação de jovens dançarinos a partir dos 8 anos. O objetivo é que a escola esteja funcionando até 2025, ano em que será celebrado o Ano da França no Brasil e vice-versa. 

O governador apresentou o Centro Cultural Teatro Guaíra, que reúne a Orquestra Sinfônica do Paraná, o Balé Teatro Guaíra, o G2 Cia de Dança e a Escola de Dança, todos mantidos pelo Governo do Paraná e reconhecidos nacionalmente. 

Com objetivo de formar bailarinos, a Escola de Dança Teatro Guaíra é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra, criada em abril de 1956. A escola conta com mais de 100 alunos e é uma das únicas escolas de dança de caráter público do País.

“O Paraná já tem ampla tradição na formação de talentos para o Balé Teatro Guaíra e outras companhias do País e do mundo. Além disso, o Centro Cultural Teatro Guaíra e a cidade de Curitiba são conhecidos por receber, dentro do circuito nacional, as maiores apresentações do País. O mundo da arte procura os palcos do Paraná. Queremos que a nossa Capital seja sede desse projeto grandioso”, diz o governador Ratinho Junior. 

Ratinho Junior também apresentou números do Teatro Guaíra, que recebeu 378.671 pessoas no ano passado, recorde dos últimos dez anos. Até então, o maior público tinha sido registrado em 2014, com 332.516 pessoas. 

Além disso, mais de 104 mil pessoas assistiram aos espetáculos dos corpos artísticos do próprio Guaíra e de eventos produzidos pela casa. Os eventos de produção externa, como shows, atraíram 274.671 pessoas.

Com informações da AEN.

Compartilhe