Colunas
Caged e a forte geração de empregos formais no Paraná
(Foto: Gilson Abreu/AEN)

Caged e a forte geração de empregos formais no Paraná

O Estado criou 33.043 novos empregos no mês de fevereiro.

Lucas Dezordi - segunda-feira, 1 de abril de 2024 - 19:04

Na análise econômica, existe uma relação direta entre o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) com a geração de emprego. Isto é, quanto maior for o crescimento econômico, maior será a demanda por mão de obra e fortalecimento do mercado de trabalho.

Em 2023, o PIB do Paraná, segundo dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), cresceu 5,8%. Este valor foi o dobro da expansão do PIB nacional que foi de 2,9%. Nossa economia regional foi impulsionada pela forte safra de 2022/23 e um setor agropecuário gerando um aumento de 26,91%.

Com efeito, várias atividades econômicas foram beneficiadas. Explico: com maior renda no campo, mais produtos são demandados do comércio e serviços. O setor primário também é bem conectado com a indústria do agronegócio, estimulando a produção de bens manufaturados e industrializados. As exportações são estimuladas e toda cadeia produtiva é afetada positivamente, estimulando a expansão do mercado interno e externo.

(Divulgação/Ministério do Trabalho)

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, indicam uma forte geração de empregos formais no início desse. Os dados mais recentes de fevereiro de 2024 mostram que o Paraná criou 33.043 novos empregos, fruto da diferença entre 190.995 admissões e 157.952 desligamentos. Foi o terceiro melhor resultado a nível nacional, perdendo apenas para São Paulo e Minas Gerais, estados que apresentam uma economia maior.

Proporcionalmente com o tamanho do PIB, o Paraná apresentou um excelente resultado. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi de 36,6%. No acumulado do ano de 2024, nosso Estado gerou 52.091 novos empregos, uma alta de 66%.

Com isso, temos que o mercado de trabalho venha a continuar apresentando bons resultados e mais renda para os trabalhadores paranaenses.

Lucas Lautert Dezordi, é doutor em Economia, sócio da Valuup Consultoria, economista-chefe da TM3 Capital e professor da PUC PR.

Compartilhe