Colunas
Banco Central deve ceder e baixar a taxa de juros ainda nesta quarta-feira

Banco Central deve ceder e baixar a taxa de juros ainda nesta quarta-feira

Sob pressão do governo, Banco Central deve baixar ainda nesta quarta-feira a taxa de juros no País o que movimentará a economia.

Pedro Ribeiro - quarta-feira, 2 de agosto de 2023 - 10:42

 

O presidente do Banco Central, Campos Neto, terá que dobrar os joelhos diante da pressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de caciques do PT, entre eles, a presidente do partido, Gleisi Hoffmann e o próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O Banco Central deve baixar os juros ainda nesta quarta-feira. Com a redução da taxa de juros, ela certamente será repassada aos clientes favorecendo o crescimento da economia. Ainda segundo fontes econômicas, esta redução melhora o perfil das contas públicas, onde os gastos com juros recuam.

A palavra final será dada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central que se reúne nesta tarde e deve iniciar o ciclo de corte nos juros básicos da economia brasileira. A decisão será anunciada após as 18h.

Se confirmado, esse será o primeiro corte dos juros em três anos. A última queda aconteceu em agosto de 2020, em meio à fase mais aguda da pandemia da Covid-19, quando a taxa Selic caiu de 2,5% para 2% ao ano (o nível mais baixo da história).

De acordo com pesquisa realizada pelo Banco Central com mais de 100 bancos na semana passada, é de um corte de 0,25 ponto percentual, para 13,50% ao ano. Mas há analistas que projetam uma redução maior, de 0,5 ponto percentual, para 13,25% ao ano.

 

Compartilhe