Geral
Suspeito de aplicar golpes da herança é preso na RMC
Foto: divulgação/ PCPR

Suspeito de aplicar golpes da herança é preso na RMC

Estimativa é de que uma das vítimas tenha tido um prejuízo de R$ 50 mil

Francine Lopes - quarta-feira, 25 de outubro de 2023 - 14:01

Um suspeito de aplicar golpes de falsa herança foi preso em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta semana. O homem de 23 anos é suspeito de envolvimento em um grupo criminoso responsável por estelionatos contra, pelo menos, 10 pessoas. A maioria das vítimas são mulheres. A estimativa é de que uma das vítimas tenha tido um prejuízo de R$ 50 mil. As investigações começaram há seis meses. De acordo com o delegado da PCPR, Thiago Mendes, os criminosos abordam as pessoas na rua.


“Eles abordaram a vítima apresentando um documento falso alegando que teria uma  herança pra receber, geralmente heranças milionárias, e precisava de ajuda para retirar essa herança. Ao mesmo tempo  outro autor  chegava e dizia que iria ajudar essa pessoa, mas que precisava de uma comissão. Então o autor oferecia uma comissão pra quem ajudasse ele a resgatar essa herança, ludibriando a vítima. Só que pra pagar essa comissão ele pedia uma garantia e essa garantia era o  dinheiro da vítima”

Em seguida, a vítima ia até o banco e retirava o dinheiro para entregar aos criminosos. Depois disso, eles davam um jeito de fugir da vítima, conforme explica o delegado.


Após a retirada de dinheiro, os criminosos  entravam em um automóvel e um dos autores dizia que estava com sede e pedia para que as vítimas pegassem uma água. Ao sair do carro para comprar água, eles fugiam do lugar.

“Muitas vítimas ficam até com vergonha de vir à delegacia, mas a gente pede que as vítimas não tenham receio porque a gente tá aqui pra ajudar. A gente pede para que o crime seja registrado pra poder registrar outros crimes e até identificar outros envolvidos”, ressalta o delegado. 


Até o momento quatro pessoas foram identificadas, sendo três delas da mesma família. Outros dois homens, de 35 e 63 anos, e uma mulher, de 34 anos, estão foragidos. Durante a ação os policiais também cumpriram cinco mandados de busca e apreensão, diversos celulares e computadores foram apreendidos e serão encaminhados para perícia.

A principal orientação da polícia, para não cair nesses golpes, é desconfiar de promessas de dinheiro fácil e rápido, por mais convincente que uma história pareça, fique sempre em alerta quando alguém fizer uma abordagem oferecendo dinheiro.

Compartilhe