Geral
Paraná vai receber inseticida para combater o mosquito da dengue

Paraná vai receber inseticida para combater o mosquito da dengue

A ação emergencial foi confirmada pelo Ministério da Saúde; 773 novos casos e uma morte em decorrência da dengue foram confirmados na última semana no estado.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 10 de março de 2023 - 07:38

O Paraná vai receber na próxima semana uma remessa do inseticida CIELO para auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação emergencial foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (9).

O inseticida deverá auxiliar nas ações de bloqueio ao mosquito que já estão sendo realizadas pelos municípios paranaenses. De acordo com a pasta federal, o material deve chegar ao Estado na próxima terça-feira (14).

O CIELO é um inseticida de pronto uso utilizado no tratamento espacial de ambientes externos com função específica para a eliminação das fêmeas de Aedes aegypti. A utilização é recomendada apenas em situações de aumento de casos.

De acordo com o balanço mais recente da dengue no Paraná, divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesa) na terça-feira (7), foram confirmados 773 novos casos e uma morte em decorrência da doença na última semana.

O boletim epidemiológico da doença informa, ainda, um total 5.567 casos desde agosto do ano passado, com seis mortes no Estado, e 11.283 casos em investigação. Ao todo, 253 municípios já registraram a doença no período.

Conforme a Sesa, alguns critérios foram definidos para a distribuição do inseticida às Regionais de Saúde, levando em consideração a incidência de casos prováveis e autóctones de dengue das últimas dez semanas nos municípios; óbitos por dengue; nível de ação de resposta do plano de contingência municipal; casos prováveis de chikungunya; além dos municípios pertencentes à Macro Oeste, que concentram um maior número de casos confirmados.

Compartilhe