Previsão do Tempo
Paraná tem risco de tempestades nesta sexta-feira (24); temperaturas despencam
Foto: Geraldo Bubniak/AGB

Paraná tem risco de tempestades nesta sexta-feira (24); temperaturas despencam

Mais de 250 cidades paranaenses estão nas áreas de risco para os temporais.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 24 de maio de 2024 - 07:28

O Paraná está em alerta para tempestades nesta sexta-feira (24). Mais de 250 cidades paranaenses estão nas áreas de risco para os temporais, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Após a chuvarada, as temperaturas despencam no Estado.

Conforme o órgão nacional, ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, o alerta de “perigo para tempestades” é válido até a manhã de hoje.

A chuva forte seguida de raios deve se concentrar em praticamente metade do Estado, entre Curitiba e Região Metropolitana, Campos Gerais, Sul paranaense e o Oeste, até os municípios do Sudoeste e Noroeste.

Nessas localidades, são esperados volumes significativos de chuva, que podem chegar a até 100 mm/dia, além de ventos intensos, entre 60 km/h e 100 km/h.

Foto: Reprodução/INMET

Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, ainda conforme o INMET.

Massa de ar polar faz temperaturas despencarem no Estado

A instabilidade sobre o Paraná ocorre em função do avanço de uma frente fria, segundo o Simepar. A chuvarada perde força durante a tarde desta sexta-feira (24), mas a nebulosidade ainda predomina nas diversas regiões do Estado.

Após a chuva, a previsão do tempo indica que as temperaturas devem despencar, por conta da presença de uma massa de ar polar sobre o Paraná. O declínio nos termômetros será significativo, e sentido em todo o Estado já à noite, com valores abaixo dos 10º C entre o Sul e o Sudoeste.

“O destaque passa a ser o declínio das temperaturas, com a previsão da entrega de uma massa de ar frio pelo Sul do Brasil. Esfria bastante nos próximos dias, com um final de semana de bastante frio no Estado”, afirma o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen.

Compartilhe