Geral
Ferramenta “Celular Seguro” chega a 50 mil alertas; saiba como ativar
Foto: Freepik

Ferramenta “Celular Seguro” chega a 50 mil alertas; saiba como ativar

A plataforma do Governo Federal ajuda no bloqueio de celular por perda, roubo ou furto

Brenda Iung - sexta-feira, 24 de maio de 2024 - 19:09

Com pouco mais de cinco meses de implantação, a ferramenta “Celular Seguro” que permite o bloqueio dos celulares em caso de perda, roubo ou furto já teve mais de 50 mil ativações. A plataforma foi criada pelo Governo Federal e lançada em dezembro de 2023, após os índices de roubo e furtos de celulares crescerem no país. Continue lendo para saber como ativar o “Celular Seguro” em seu dispositivo móvel.

Conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de furtos e roubos de celulares alcançou um recorde em 2022 — último ano analisado pelo Anuário. Foram mais de 500 mil roubos e 490 furtos de celulares no período de vigência da pesquisa. Um aumento de 16% em relação à 2021.

Por que baixar o “Celular Seguro” em meu celular?

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública afirma que mais de 2 milhões de brasileiros já têm o aplicativo “Celular Seguro” baixado. A vantagem do aplicativo é a utilização do alerta que permite comunicar roubo, furto ou perda do celular.

Com isso, o usuário (ou uma pessoa de confiança cadastrada por ele) poderá bloquear aplicativos de banco e a linha telefônica. Assim, o aplicativo evita golpes financeiros.

Futuro

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública planeja incluir um rastreador para devolver os celulares para os donos. Essa tecnologia já é usada no estado do Piauí e foi criada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

No estado nordestino, as operadoras telefônicas alertam quando novas linhas são habilitadas em aparelhos com alerta de roubo. O proprietário é convocado a entregar a nota fiscal em uma delegacia, para provar ser o novo dono do aparelho. Se não o fizer, o celular é confiscado e entregue ao dono antigo — quem fez o boletim de ocorrência.

Como instalar o “Celular Seguro” em meu celular

  • Faça o cadastro no gov.br para garantir o acesso à ferramenta
  • Encontre o aplicativo “Celular Seguro” na App Store (iOS) ou na Google Play (Android)
  • Baixe o aplicativo e, ao abrir, aceite os termos de uso
  • Registre o seu celular (é possível registrar mais de um, desde que a linha pertença ao seu CPF)
  • Cadastre uma pessoa de confiança para te ajudar a fazer a denúncia, se for preciso (é opcional, porém recomendado)

Como usar o aplicativo “Celular Seguro” em caso de roubo, perda ou furto

  • Em caso de furto, roubo ou perda, acesse a aba “Registrar uma Ocorrência” (essa função pode ser ativada por você ou pelo seu contato de confiança)
  • O aplicativo “Celular Seguro” vai notificar a Anatel e os bancos parceiros, que, por sua vez, farão a desativação do aparelho

Importante: mesmo com o aplicativo instalado e com esses passos feitos, se o celular for roubado ou furtado, é essencial registrar um boletim de ocorrência. Com ele, além de ter mais facilidade em recuperar o aparelho, a Secretaria de Segurança de sua região pode ampliar as ações para coibir atos semelhantes.

Compartilhe