Geral
Paraná registrou 3 mil mortes de animais marinhos em 2022

Paraná registrou 3 mil mortes de animais marinhos em 2022

O Paraná é o quarto estado do Brasil com o maior número de animais marinhos encontrados mortos ou debilitados no litoral

Redação - domingo, 12 de fevereiro de 2023 - 19:30

Dados divulgados pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), executado pela Petrobras com o apoio do Ibama, apontam que 3.375 animais marinhos foram encontrados mortos ou debilitados no Paraná durante o ano de 2022.

O estado aparece na quarta colocação do ranking nacional, atrás apenas de Santa Catarina (10.915), São Paulo (6.282) e Rio de Janeiro (5.100). Juntos, os quatro estados representam 85% do total de resgates.

Em todo o Brasil, mais de 30 mil animais marinhos de 98 espécies diferentes foram encontrados machucados ou mortos no litoral. Os dados apontam que 88% já estavam sem vida. Os seres encontrados saudáveis não são contabilizados.

Os animais marinhos resgatados pelo Projeto de Monitoramento de Praias são encaminhados para tratamento veterinário. A estrutura conta com 24 centros de reabilitação ou unidades de estabilização parceiros. O objetivo do tratamento é devolver os animais para a natureza.

Entre os resgatados, 26% são reabilitados e reintroduzidos no habitat natural. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o sucesso depende, em grande parte, do estado em que o animal é encontrado.

Aves marinhas, como os pinguins, são as mais afetadas. Mais de 55% dos animais acompanhados pelo monitoramento são desta classe. Apenas no ano passado foram mais de 11,5 mil pinguins-de-magalhães resgatados no litoral brasileiro.

O Projeto de Monitoramento de Praias atende no Paraná pelo telefone: 0800 642 3341.

*Com informações da BandNews FM

Compartilhe