Geral
Excesso de material orgânico despejado matou peixes do Rio Miringuava
Reprodução/PCPR

Excesso de material orgânico despejado matou peixes do Rio Miringuava

Responsáveis vão responder pelo crime de poluição

Mirian Villa - sexta-feira, 5 de abril de 2024 - 12:45

A morte de peixes no Rio Miringuava, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi causada pelo excesso de material orgânico despejado por um frigorífico. O material contaminou o rio.

No último dia 29 de março, a situação foi relatada após moradores perceberem a situação e passou a ser investigada pela polícia. De acordo com o delegado responsável, Guilherme Dias, os responsáveis pelo estabelecimento, às margens do rio, devem responder por poluição.

“Foi resultado de um tratamento dos tanques que fazem o descarte do material orgânico do frigorífico. Por alguma razão, que ainda estamos investigando, foi aberta uma vala que acabou despejando uma grande quantidade do material e provocando a morte dos peixes por falta de oxigênio”, detalhou.

O frigorífico foi notificado pelo município e deve apresentar um plano de ação para recuperar os danos ambientais causados no Rio Miringuava. Os responsáveis vão responder pelo crime de poluição. Ainda no começo da semana, a Secretaria de Meio Ambiente afirmou que a captação de água da região feita pela Sanepar não foi atingida.

*Informações da BandNews Curitiba.

Compartilhe