Geral
Dengue no Paraná: Defesa Civil envia alertas sobre áreas de risco
Foto: Divulgação/Defesa Civil

Dengue no Paraná: Defesa Civil envia alertas sobre áreas de risco

A iniciativa se soma à força-tarefa do Estado para combater o rápido avanço da doença; Paraná beira 100 mil casos confirmados.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 13 de março de 2024 - 09:25

A Defesa Civil do Paraná começou a enviar alertas à população sobre a epidemia de dengue. Os informes contam com informações sobre áreas de risco e dicas de como evitar focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.

A iniciativa se soma à força-tarefa do Estado para combater o rápido avanço da doença. O Paraná beira 100 mil casos confirmados, de acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde, divulgado ontem (13).

Dos 399 municípios paranaenses, 397 tiveram notificações da dengue desde agosto do ano passado. No mesmo período, 49 pessoas morreram pela doença.

Nas mensagens enviadas constam informações como o risco de alta incidência, a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito e a necessidade de a população fazer sua parte para reduzir os altos índices na doença no Estado.

“É uma forma de conscientização à população por conta do grande número de casos no nosso Estado, especialmente em algumas regiões. Esses alertas estão sendo enviados para todo o Paraná. A ação é voltada a eliminar os criadouros e que não proliferação da dengue seja feita em todo o Paraná”, explica o capitão Marcos Vidal, à BandNews Curitiba.

Alertas da Defesa Civil: veja como receber

Além de informações da dengue, a Defesa Civil do Paraná já atua no envio de alertas sobre risco de mau tempo e eventos de deslizamento, inundação, alagamento, enxurrada, granizo e vendaval.

O serviço é totalmente gratuito e visa prevenir a população de ocorrências mais graves, e mitigar eventuais estragos.

Para receber os alertas, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua região para o número 40199.

A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do seu cadastro, e a partir deste momento o número cadastrado passa a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região.

Compartilhe