Foto: Divulgação

Carro ou lancha? Entenda o carro aquático

Veículo virou febre durante o verão e está à venda online

A temporada de verão foi marcada por imagens do “Seacar”, veículo aquático que parece um carro sobre a água. A lancha está à venda online, pelo preço de R$ 387 mil.

Nílton Goes, diretor da Seacar company, empresa catarinense que produziu essa invenção, conta que a ideia surgiu durante um questionamento: “Estávamos pensando sobre a existência de uma moto aquática, que, por óbvio é o jetski! Então por que não criarmos um carro aquático?”, comenta.

Desde então o plano foi colocado em prática. O Seacar teve o projeto iniciado em 2020 e lançado três anos depois, após testes rigorosos em diversos tipos de mar, rios e lagos. Todo o design foi criado pela empresa – dos retrovisores e volantes com design especial em fibra de carbono, até sua carroceria e casco utilizando materiais nobres e inovadores como o Grafeno, que garante resistência e leveza.

O veículo, considerado pela marinha como uma lancha esporte e recreio, funciona basicamente como um jet-ski. “A mecânica dele é um Ford Duratec 2.0 160cv gasolina, impulsionado por um Hidrojato, com um tanque de 70 litros consegue navegar 6 horas e atinge até 100 km/h sobre a água”, explica Goes. Por dentro, a lancha exclusiva da Seacar simula um carro com uma falsa manopla de câmbio, que funciona como freio e ré para o veículo náutico. Há espaço para 2 pessoas, o condutor e um carona.

“Achamos a novidade muito curiosa, assim como todos, e por termos em nosso DNA a inovação fomos na hora conversar com a Seacar para colocarmos o carro aquático à venda online”, afirma Tairone Passos, idealizador do SoCarrao. A plataforma que surgiu em 2003 é hoje o maior portal de classificados de veículos da região sul do país e foi uma das primeiras do País.