Geral
Zeca Dirceu avalia que outros partidos precisam ceder em pedidos por ministérios

Zeca Dirceu avalia que outros partidos precisam ceder em pedidos por ministérios

O parlamentar do Paraná, Líder do PT na Câmara, afirma que “não há agonia” por parte dos representantes do Centrão, que também estariam dispostos ao diálogo

Redação - quarta-feira, 19 de julho de 2023 - 19:25

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é quem decide sobre os ministérios e reforça que o chefe do Executivo mantém diálogo constante com os representantes de todos os partidos.

Ao avaliar a pressão feita pelo Centrão por mais espaço no Governo Federal, o líder do PT na Câmara dos Deputados defende que todos os partidos que negociam com o governo Lula devem ter a “generosidade e visão estratégica de ceder”.

Em entrevista à GloboNews, o parlamentar disse que a maioria dos partidos “já têm espaços estratégicos”.

“Não pode ser só o PT a ceder. Tem que ser a maioria, o conjunto, todos os partidos que já têm espaços estratégicos. E não estamos falando só de ministérios, pois a equação nos estados ainda não se completou”, afirmou.

Zeca Dirceu destacou, ainda, que representantes de partidos do Centrão também ocupam secretarias de segundo escalão dentro dos ministérios, diretorias estatais e “um conjunto de cargos que são legítimos”.

Apesar do tom conciliador, o PT reconhece a pressão feita por outros partidos e não descarta fazer trocas de partidos aliados, como PCdoB e PSB, na Esplanada dos Ministérios para acomodar o Centrão.

Sem contar com a maioria no Congresso, a avaliação do Governo é de que as negociações por apoio a projetos importantes na Câmara e no Senado têm sido desgastantes. O Executivo tem recorrido às emendas parlamentares para garantir a aprovação de medidas consideradas fundamentais.

Segundo o UOL, entre as “vagas” debatidas, Lula tem negado pessoalmente as pastas da Saúde e do Esporte, ocupadas por duas mulheres das respectivas áreas, sem influência partidária, e do Desenvolvimento Social, liderada por um petista.

Compartilhe