Estadual
Vereadores questionam problemas no transporte de pacientes em Cascavel

Vereadores questionam problemas no transporte de pacientes em Cascavel

A reunião foi solicitada após os parlamentares receberem diversas reclamações envolvendo as ambulâncias do município

Mirian Villa - terça-feira, 3 de outubro de 2023 - 08:36

Depois de receberem reclamações de pacientes que precisam utilizar o transporte do município, um grupo de vereadores de Cascavel, na região oeste do Paraná, pediram esclarecimentos para a secretaria de Saúde. 

O parlamentar Carlos Xavier (Republicanos) apresentou quatro relatos de moradores que não puderam ser atendidos porque não tinham ambulâncias disponíveis. Dois deles, inclusive, aguardam desde a semana passada em um hospital de  Assis Chateubriand depois da alta hospitalar. Os dados foram apresentados em tribuna nesta segunda-feira (2). 

A secretaria de Saúde de Cascavel informou que o município tem 19 ambulâncias, mas do total, 13 não podem fazer o transporte de pacientes. Ou seja, 68% da frota não pode ser utilizada. A justificativa é que uma nova licitação para a compra de pneus precisa ser lançada, já que o último edital não teve o resultado esperado. 

Conforme o presidente da Comissão de Saúde, Josué de Souza (MDB), a reunião, que durou uma hora e meia, foi positiva. “Conseguimos identificar o principal gargalho, pois o problema das ambulâncias é com a falta de pneus. E nós, da Câmara, vamos procurar ajudar para que isso se resolva no mais curto espaço de tempo.” 

Os pacientes afetados pelo problemas são aqueles que não podem se locomover por conta própria ou demandam cuidados especiais. Participaram da reunião os parlamentares: Josué de Souza (MDB), Edson de Souza (MDB) e Xavier (Republicanos), Cidão da Telepar (PSB), Professora Beth Leal (Republicanos), Professor Santello (PTB), Romulo Quintino (PL), Valdecir Alcantara (Patriota), Sadi Kisiel (Podemos) e Sidnei Mazutti (Podemos).

Compartilhe