Geral
População de Curitiba tem até 20 de outubro para opinar sobre orçamento de 2024

População de Curitiba tem até 20 de outubro para opinar sobre orçamento de 2024

O resultado da consulta pública da CMC será apresentado em uma audiência prevista para acontecer no dia 31 de outubro.

Vinicius Cordeiro - terça-feira, 3 de outubro de 2023 - 18:05

A população de Curitiba pode opinar na proposta da Lei Orçamentária (LOA) 2024 até o dia 20 de outubro. 

A Câmara Municipal vai disponibilizar urnas nas dez administrações regionais e nas portarias da CMC para as pessoas preencherem uma cédula indicando quais devem ser as prioridades da gestão pública no ano que vem. 

Também é possível participar pela internet, preenchendo o formulário eletrônico.

O resultado da consulta pública da CMC será apresentado em uma audiência pública, prevista para acontecer no dia 31 de outubro.

O orçamento da cidade foi entregue na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na semana passada pelo prefeito em exercício Eduardo Pimentel. O orçamento líquido é de R$ 11,3 bilhões para 2024, valor recorde e que representa aumenta de 11% em relação a LOA 2023.

Segundo o presidente da CMC, o vereador Marcelo Fachinello, a LOA 2024 deve ser votada até o fim do período legislativo, em 20 de dezembro.

CONSULTA PÚBLICA SOBRE O ORÇAMENTO DE CURITIBA

Além das sugestões à consulta pública da Câmara de Curitiba servirem como orientação aos vereadores, na hora de definirem suas emendas parlamentares, faz dois anos que a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização tem recebido recursos para prestigiar as áreas mais votadas pela população da cidade. Graças a esse mecanismo, por dois anos seguidos, a CMC tem aportado recursos adicionais para a reforma de Unidades Básicas de Saúde. No ano passado, também foram contempladas a Guarda Municipal e a Fundação Cultural de Curitiba.

Das cidades brasileiras com mais de um milhão de habitantes, somente Curitiba realiza consulta pública na fase de votação da LOA. 

Compartilhe