Estadual
Projeto que prevê transparência em cobrança de gorjeta é aprovado na Alep

Projeto que prevê transparência em cobrança de gorjeta é aprovado na Alep

O texto determina que as informações devem ser disponibilizadas em um local de fácil acesso, com grande visibilidade e expostas de maneira que facilitem a compreensão de todos os consumidores

BandNews FM Curitiba - terça-feira, 3 de outubro de 2023 - 14:33

Um projeto de lei que prevê mais transparência na cobrança da taxa de serviço ou de gorjeta por estabelecimentos do Paraná foi aprovado em primeiro turno pela Assembleia Legislativa, na segunda-feira (02). 

A proposta de autoria do deputado Paulo Gomes (PP) prevê que os estabelecimentos divulguem a porcentagem cobrada sobre o valor total do consumo e também que o pagamento é opcional para o consumidor. 

“Nós já temos uma lei federal que  dizia que a cobrança da taxa de serviço o consumidor tem a opção de pagar ou não esse valor. Portanto, não há obrigatoriedade de pagamento. A gente vem reforçar esse entendimento, deixando claro que os estabelecimentos têm o dever legal  de informar o consumidor, antes do consumo das comidas e bebidas, de que ele não está sujeito a cobrança de 20%, 10%, 30% a título de gorjetas”, esclarece  o parlamentar. 

O texto determina que as informações devem ser disponibilizadas em um local de fácil acesso, com grande visibilidade e expostas de maneira que facilitem a compreensão de todos os consumidores. O deputado ainda comentou sobre possíveis penalidades. 

“Se o consumidor quiser recusar o pagamento ele dentro da lei, não tem obrigação e a casa noturna se não informar o consumidor e fizer a cobrança indevida, pode depois se sujeitar a ter que devolver em dobro esses valores”, afirma o deputado. 

Agora, o projeto deve ser votado em segundo turno na sessão de hoje, e depois segue para sanção ou veto do governador.

Compartilhe