Municipal
Vereadores de Curitiba votam “Dia da Estrada da Graciosa”
Divulgação/DER

Vereadores de Curitiba votam “Dia da Estrada da Graciosa”

A rota histórica liga a cidade metropolitana de Quatro Barras às cidades de Antonina e Morretes, no Litoral do Paraná.

Rafael Nascimento - domingo, 31 de março de 2024 - 15:39

Os vereadores de Curitiba apreciam, nesta segunda-feira (1º), um projeto de lei que visa instituir o “Dia da Estrada da Graciosa” em 20 de julho. A rota histórica liga a cidade metropolitana de Quatro Barras às cidades de Antonina e Morretes, no Litoral do Paraná.

Conforme o texto, o objetivo do PL é “fazer que a história se mantenha presente”, devido à importância histórica e cultural da Estrada da Graciosa.

Até a conclusão das obras, em 20 de julho de 1873, a via era a única ligação da região de Curitiba com o Litoral.

A iniciativa foi protocolada na Câmara Municipal pelo vereador Tico Kuzma (PSD), e também é assinada pelos parlamentares Beto Moraes (PSD), Bruno Pessuti (Pode), Ezequias Barros (PMB), Hernani (PSB), Mauro Bobato (PP), Oscalino do Povo (PP), Osias Moraes (PRTB), Pastor Marciano Alves (Republicanos), Rodrigo Reis (sem partido), Serginho do Posto (sem partido), Sidnei Toaldo (PRD) e João da 5 Irmãos (sem partido).

Também conhecida como PR-410, a Estrada da Graciosa é atualmente uma importante rota turística do Estado. A via de paralelepípedos e pavimento asfáltico passa por constantes obras, após ser atingida por deslizamentos de rochas e sedimentos nos últimos anos.

Compartilhe