Geral
Julgamento de Sergio Moro começa na segunda-feira (1°)
Waldemir Barreto/Agência Senado

Julgamento de Sergio Moro começa na segunda-feira (1°)

Senador é acusado de abuso de poder econômico

Larissa Biscaia - sexta-feira, 29 de março de 2024 - 08:00

O julgamento que pode resultar na cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil) começa na próxima segunda-feira, dia 1° de abril. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, a sessão começa às duas horas da tarde e terá transmissão pelo YouTube.

Moro é alvo de duas ações por abuso de poder econômico nas eleições de 2022. Os processos, que correm de forma unificada na Justiça Eleitoral, analisam gastos com a pré-campanha do ex-juiz, que concorreu ao Senado Federal após desistir da disputa pela presidência da república.

Com base em notas apresentadas pelo União e pelo Podemos, antigo partido do senador, os gastos da campanha chegaram a R$ 2 milhões, valor considerado excessivo para a disputa ao senado. Em dezembro, ao acolher parcialmente as denúncias do PT e do PL, o Ministério Público Eleitoral emitiu parecer favorável à cassação do mandato.

Após o julgamento na corte estadual, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. Quando prestou depoimento à Justiça sobre o caso, Moro classificou as acusações como “levianas”. 

Caso o mandato seja cassado, uma nova eleição para ocupar a vaga no Senado será convocada em caráter suplementar.

Compartilhe