Municipal
Vereadores debatem isenção da Lei do Sossego para cultos religiosos
(Foto: Canva)

Vereadores debatem isenção da Lei do Sossego para cultos religiosos

Projeto pede que cultos religiosos noturnos não tenham punição

Pedro Melo - domingo, 18 de fevereiro de 2024 - 14:00

Os vereadores de Curitiba analisam na Câmara Municipal uma mudança que pode alterar a Lei de Perturbação do Sossego. Um projeto de lei foi apresentado para que os cultos religiosos de sextas-feiras e sábados, até as 23h59, sejam isentos de punição.

A legislação em vigor determina que as igrejas podem realizar seus eventos durante o dia se não ultrapassarem o limite de 65 decibéis.

De acordo com o vereador Alexandre Leprevost, autor do projeto, o limite seria o mesmo para os cultos noturnos. “Possibilitar uma pequena extensão nos horários dos cultos religiosos é proporcionar às igrejas uma ou duas opções adicionais para realizar suas celebrações. Além disso, evitamos possíveis punições para igrejas que realizam cultos durante a noite e que por ventura possam exceder o horário atual, mantendo o limite sonoro previsto”, justificou.

No momento, além dos cultos religiosos diurnos, a Lei do Sossego em Curitiba não proíbe manifestações de Carnaval e Ano-Novo; sinos de igrejas; fanfarras ou bandas de músicas; sirenes ou aparelhos de sinalização sonora de ambulâncias, carros de bombeiros e viaturas policiais.

Além disso, explosivos usados em pedreiras ou demolições, devidamente licenciados; shows, concertos e apresentações musicais, com autorização da Prefeitura; e alarmes sonoros que não se prolonguem por mais de 30 minutos também estão autorizados.

A proposta ainda precisa receber a instrução técnica da Procuradoria Jurídica (Projuris) do Legislativo. Na sequência, começa a tramitar nas comissões permanentes.

Compartilhe