Estadual
TSE julga hoje candidatura de Jocelito Canto; Beto Richa pode assumir

TSE julga hoje candidatura de Jocelito Canto; Beto Richa pode assumir

Candidatura de Canto foi indeferida pelo TRE-PR; se o TSE mantiver a decisão dos juízes do Paraná, ex-governador assume definitivamente a cadeira.

Redação - terça-feira, 6 de dezembro de 2022 - 07:38

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pautou para hoje (6) o julgamento do recurso contra a decisão que indeferiu a candidatura a deputado federal de Jocelito Canto (PSDB) nas Eleições de 2022. 

A defesa do político recorreu ao TSE depois que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) negou o recurso inicial. A justiça entendeu que ele não cumpriu a pena imposta pela condenação por improbidade administrativa a tempo de se tornar elegível. Ex-prefeito de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, Jocelito teria feito um policial militar trabalhar na segurança pessoal dele entre 1997 e 2000.

A condenação, feita em 2010, previa o ressarcimento ao erário, multa e suspensão dos direitos políticos por três anos. A esse período ainda se somariam outros oito anos da chamada Lei da Ficha Limpa.

Jocelito Canto obteve 74.348 votos nas urnas em outubro. O número lhe garantiria a cadeira em Brasília como o deputado federal mais votado pelo PSDB no estado, mas depende da decisão judicial.

Se o TSE mantiver a decisão dos juízes do Paraná, Beto Richa (PSDB) assume definitivamente a cadeira conquistada por Jocelito. O ex-governador do estado recebeu 64.868 votos.

Com informações da BandNews Curitiba.

Compartilhe