Geral
Sergio Moro tenta associar Alvaro Dias ao PT em sabatina

Sergio Moro tenta associar Alvaro Dias ao PT em sabatina

Candidato ao Senado acusou Alvaro de aliança com a chapa Lula-Alckmin. No entanto, PT e PSB têm posicionamentos diferentes no Paraná.

Johan Gaissler - quinta-feira, 22 de setembro de 2022 - 12:42

Sergio Moro (União Brasil), candidato ao Senado pelo Paraná, tentou associar Alvaro Dias (Podemos), principal adversário dele na disputa, ao PT (Partido dos Trabalhadores) na sabatina promovida pela RPC nesta quinta-feira (22). 

O ex-ministro acusou o senador de aliança com a chapa Lula-Alckmin, com Lula do PT e Geraldo Alckmin do PSB (Partido Socialista Brasileiro). No entanto, a afirmação não é verdadeira pois a federação PT-PV-PCdoB no Paraná lançou a candidatura de Rosane Ferreira (PV) ao Senado.

Já o PSB apoia a candidatura de Alvaro Dias, o que não significa uma união dos partidos na eleição presidencial, uma vez que as legendas e candidatos manifestam posicionamentos independentes a nível estadual.

Moro afirmou que a candidatura dele é de centro-direita e que uma das bandeiras é o combate à corrupção. Questionado sobre ter lançado pré-candidatura por São Paulo, ele afirmou que foi uma decisão do próprio partido, o União Brasil.

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) negou a transferência de domicílio eleitoral dele e ele só poderia ser candidato pelo estado de origem, o Paraná. Moro afirmou que poderia ter recorrido da decisão, mas preferiu ficar no estado.

“Eu prefiro concorrer pelo estado do Paraná. O trabalho mais relevante que fiz na vida foi aqui. E só foi possível porque tive apoio da população”, afirmou o ex-juiz federal, responsável por condenações em processos da Operação Lava Jato.

Sergio Moro não respondeu aos questionamentos sobre ter acusado o presidente Jair Bolsonaro (PL) de interferência na Polícia Federal (PF) e fez um novo aceno ao presidente. “Eu tenho mais convergências do que divergências com o presidente Bolsonaro”, disse.

Moro fez outra acusação, desta vez sobre o partido do agora adversário Alvaro Dias, o Podemos. O ex-ministro foi filiado ao partido por seis meses e pré-candidato à presidência da República. Sobre a saída da legenda, ele afirmou que “o partido no qual eu estava me retirou o apoio de última hora”.

CANDIDATOS AO SENADO PELO PARANÁ

Dez pessoas registraram na Justiça Eleitoral a candidatura ao Senado pelo Paraná nas eleições de 2 de outubro. Confira quem concorre à vaga:

  • Aline Sleutjes (PROS)
  • Alvaro Dias (Podemos)
  • Dr. Saboia (PMN)
  • Desirre Salgado (PDT)
  • Laerson Matias (PSOL)
  • Orlando Pessuti (MDB)
  • Paulo Eduardo Martins (PL)
  • Roberto França (PCO)
  • Rosane Ferreira (PV)
  • Sergio Moro (União Brasil)

O PSDB chegou a anunciar a candidatura de Cesar Silvestri Filho. No entanto, a legenda optou por apoiar Alvaro Dias (Podemos). Já o Progressistas lançou Guto Silva como candidato ao Senado, mas a pedido do governador Ratinho Junior (PSD) ele deixou a corrida eleitoral e declarou apoio a Paulo Martins (PL).

Compartilhe