Geral
Sergio Moro recebe título de cidadão honorário de Curitiba

Sergio Moro recebe título de cidadão honorário de Curitiba

Entrega foi aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) em 2016, quando Moro ainda era juiz federal. Solenidade foi proposta pelo vereador Sabino Picolo.

Johan Gaissler - quinta-feira, 30 de junho de 2022 - 16:14

O ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) recebeu nesta quinta-feira (30) o título de cidadão honorário de Curitiba. A entrega foi aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) em 2016, quando ele ainda era juiz federal

A proposta, na época, foi do então vereador Chico do Uberaba. Seis anos depois, o ex-presidente da CMC e vereador da capital paranaense, Sabino Picolo (União Brasil), propôs a solenidade ao correligionário.

Segundo a lei orgânica do município, a honraria é destinada “a personalidades com reputação ilibada e de conduta pessoal e profissional irrepreensíveis que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade”.

Pelas redes sociais, o ex-ministro e ex-juiz federal agradeceu a homenagem. “Foi aqui, nesta cidade, com o apoio da sociedade, que escrevemos uma bela página na história, a Operação Lava Jato”, escreveu no Twitter.

Sergio Moro é natural de Maringá e chegou a Curitiba em 2002. Na década de 2010, ficou conhecido nacionalmente após a Operação Lava Jato, quando foi o responsável pela aplicação de sentenças. Ordenou a condenação e prisão de políticos por corrupção e desvio de dinheiro, como no caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo caso de um tríplex no litoral de São Paulo.

Deixou o cargo de juiz em novembro de 2018 para ser ministro da Justiça e Segurança Pública no governo do então presidente eleito Jair Bolsonaro

Um ano e meio depois, Moro rompeu com Bolsonaro e deixou o ministério. Na sequência, foi considerado suspeito no caso da condenação de Lula, cujo processo foi anulado, e virou réu em uma ação do Partido dos Trabalhadores (PT) por prejuízos ao país.

TRAJETÓRIA POLÍTICA DE SERGIO MORO

Após deixar o governo Bolsonaro em 2020, Sergio Moro figurou como pré-candidato à presidência da República nas eleições de outubro deste ano. Visando concorrer ao Palácio do Planalto, filiou-se ao Podemos em novembro de 2021, partido dos senadores paranaenses Alvaro Dias, Oriovisto Guimarães e Flávio Arns.

No entanto, cinco meses depois, recebeu convite para entrar no União Brasil, legenda resultante da fusão entre o DEM e o PSL. A condição para a entrada no partido era que deixasse a corrida presidencial. Moro aceitou e desistiu da pré-candidatura.

A ideia de Sergio Moro era concorrer à uma vaga no Senado Federal por São Paulo. Porém o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado negou a troca de domicílio eleitoral

Como última alternativa, restou ao ex-ministro ser candidato pelo estado de origem: o Paraná. Há duas semanas, um evento em Curitiba lançou a pré-candidatura de Moro. Porém ele não confirmou a qual cargo irá concorrer, mas mencionou deputado federal, senador e até governador.

A decisão, segundo Sergio Moro, será “escolhida pela população paranaense”. Ele percorre o estado semanas antes da convenção partidária de julho, onde as candidaturas do União Brasil serão confirmadas e registradas na Justiça Eleitoral.

Compartilhe