Estadual
Secretarias do Governo do Paraná se reúnem para debater mudanças climáticas
(Foto: Patryck Madeira/SEDEST)

Secretarias do Governo do Paraná se reúnem para debater mudanças climáticas

Comitê busca orientar, apoiar e colaborar no Plano Estadual de Ação Climática

Pedro Melo - sábado, 25 de novembro de 2023 - 10:09

O Governo do Paraná reuniu pela primeira vez, na última sexta-feira (24), o Comitê Intersecretarial de Mudanças Climáticas. O órgão busca orientar, apoiar e colaborar tecnicamente na elaboração e na implementação do Plano Estadual de Ação Climática.

A reunião teve as participações de representantes de diversas secretarias de Estado, e foi presidido pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge.

“A questão do meio ambiente e da sustentabilidade hoje é transversal e a contribuição de todas as secretarias que participaram foi muito importante para discutirmos, por exemplo, estratégias de atração de empresas que utilizem novas tecnologias em tratamento de resíduos sólidos. Também discutimos os indicadores que colocam o Paraná como estado mais sustentável do País”, destacou o secretário.

Durante a reunião, os membros do Governo do Paraná apresentaram os principais documentos e ações da política estadual sobre a mudança do clima. Um deles é o Plano de Ação Climática (PAC-PR), que estabelece as metas, as estratégias e as ações para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação aos impactos das mudanças climáticas no Paraná.

Já o Plano ABC+ é um programa conduzido pela Secretaria da Agricultura que visa promover a adoção de práticas agropecuárias de baixa emissão de carbono e aumentar a resiliência do setor.

O Comitê Intersecretarial de Mudanças Climáticas quer se reunir bimestralmente para acompanhar e avaliar o andamento das ações previstas. Além disso, pretendem propor novas iniciativas e ações conjuntas entre as secretarias.

“Queremos mostrar o Paraná como um modelo que é capaz de produzir e preservar ao mesmo tempo, e o comitê é um instrumento fundamental para que possamos avançar nessa agenda, buscando soluções conjuntas e efetivas para enfrentar os desafios relacionados ao clima”, afirmou o secretário.

*Com informações da AEN

Compartilhe