Municipal
Curitiba quer proibir cigarros eletrônicos em lugares fechados
(Foto: Divulgação/Pexels)

Curitiba quer proibir cigarros eletrônicos em lugares fechados

Vereadores votam o assunto em primeiro turno na próxima terça-feira

Pedro Melo - sábado, 25 de novembro de 2023 - 13:00

A Lei Antifumo será assunto no Plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na próxima terça-feira (26). O projeto para votação em primeiro turno é a proibição do fumo dos cigarros eletrônicos em lugares fechados

De acordo com o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor), o vaper, como também é conhecido, tem nível de nicotina equivalente ao consumo de 20 cigarros tradicionais por dia.

Autor do projeto, o vereador Tico Kuzma (PSD) alerta para o perigo dos cigarros eletrônicos. “Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o risco de iniciação ao tabagismo é significativamente maior entre usuários de cigarro eletrônico e a liberação da comercialização desses dispositivos pode representar uma ameaça para as políticas de saúde pública no Brasil”, declarou.

O vereador ainda ressaltou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe comercialização, a importação e a propaganda dos dispositivos eletrônicos para fumar.

O projeto quer incluir também os dispositivos eletrônicos nas placas da Lei Antifumo, que sinalizam a proibição dos cigarros tradicionais em locais fechados. A regra vale para os ambientes de uso coletivo, público ou privado, mesmo que parcialmente fechados. Os espaços também não podem colocar cinzeiros.

Caso seja aprovada pelos vereadores, a votação em segundo proposta de lei será na sessão da próxima quinta-feira (29).

Compartilhe