Geral
Santiago Peña é empossado como novo presidente do Paraguai

Santiago Peña é empossado como novo presidente do Paraguai

Mais que países vizinhos, Brasil e Paraguai nutrem importantes relações políticas e comerciais, e que passam estrategicamente pelo Paraná.

Rafael Nascimento - terça-feira, 15 de agosto de 2023 - 08:10

Santiago Peña será empossado novo presidente do Paraguai nesta terça-feira (15). A cerimônia ocorre na capital do país vizinho, Assunção, com presença de autoridades do Continente, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 “Santi” Peña foi eleito democraticamente pelos paraguaios com quase 43% dos votos nas últimas eleições presidenciais, em maio. Ele substitui Mario Abdo Benítez como chefe do Poder Executivo nacional pelos próximos cinco anos.

Além de Lula, outros chefes de estado também são aguardados para a posse do presidente paraguaio. Entre eles, Alberto Fernández, da Argentina, Lacalle Pou, do Uruguai, o chileno Gabriel Boric, além do Rei da Espanha, Felipe VI, entre outras autoridades.

Foto: Ricardo Stuckert

A participação de Lula e outras autoridades brasileiras na posse de Santiago Peña reforça a retomada das relações políticas do Brasil com os vizinhos continentais. 

Relação Brasil-Paraguai

Mais que países vizinhos, Brasil e Paraguai nutrem importantes relações políticas e comerciais.

A terceira maior comunidade brasileira no exterior é abrigada em solo paraguaio, atrás apenas de Estados Unidos e de Portugal. O Brasil também é o principal parceiro comercial do Paraguai, sendo o destino de 36,9% do total exportado pelo país.

Em 2021, o Brasil passou à primeira posição entre as origens de investimentos estrangeiros diretos no Paraguai, com US$ 904 milhões. 

A relação bilateral abrange outros temas de interesse estratégico para as duas nações, como a integração energética por meio da usina Itaipu Binacional e a cooperação no combate a ilícitos. Nesse ano, completaram-se 50 anos da assinatura do Tratado de Itaipu, com a quitação total da dívida contraída pela usina para sua construção.

O Paraná, como estado fronteiriço com o Paraguai, está diretamente ligados nessas relações. No início de agosto, o governador em exercício Darci Piana esteve reunido com o novo ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Jiménez Garcia de Zuñiga, para estreitar ainda mais as relações.

No campo da infraestrutura, a Ponte da Integração, segunda ponte internacional sobre o Rio Paraná, une Brasil e Paraguai. A construção teve início em agosto de 2019 e está concluída, restando apenas obras nos acessos viários à ligação.

Compartilhe