Geral
Rosângela Moro nomeia ex-assessoras de Deltan Dallagnol

Rosângela Moro nomeia ex-assessoras de Deltan Dallagnol

Francisca Rodrigues de Oliveira Gomez e Ludmila Vanderley Boaventura Ramos foram nomeadas secretárias parlamentares.

Redação - terça-feira, 13 de junho de 2023 - 13:35

Duas assessoras do ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos), que teve o mandato cassado, passaram a integrar o gabinete da deputada federal Rosângela Moro (União-SP), esposa do senador paranaense Sergio Moro (Podemos).

Francisca Rodrigues de Oliveira Gomez e Ludmila Vanderley Boaventura Ramos foram nomeadas secretárias parlamentares, cargos que já ocupavam com Deltan, no último dia 6. Elas têm salários de R$ 3,4 mil e R$ 5,1 mil, respectivamente.

DEPUTADO MAIS VOTADO NO PARANÁ EM 2022, DELTAN FOI CASSADO 

Com os 344 mil votos, o ex-coordenador da Lava Jato no Paraná foi o deputado mais votado do Estado nas Eleições 2022. O número de votos ainda tornou Deltan como o segundo mais votado da história do Estado. 

Por unanimidade, os ministros do TSE indeferiram o registro de candidatura do deputado federal Deltan Dallagnol. 

Duas ações pedindo a cassação foram movidas – um pela federação formada pelos partidos PT, PC do B e PV e outro pelo PMN.

O argumento era de que o ex-coordenador da Lava Jato no Paraná teria deixado a carreira de procurador com sindicâncias e processos administrativos pendentes no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Isso o impediria de concorrer a cargos públicos segundo os critérios da Lei da Ficha Limpa.

Os ministros que Dallagnol fraudou a Lei da Ficha Limpa ao sair do MPF (Ministério Público Federal) em novembro de 2021.

Relator do caso, o ministro Benedito Gonçalves disse que ele escapou de eventuais punições que poderiam resultar em sua demissão, o que o tornaria inelegível. Na sequência, todos os magistrados acompanharam o voto do relator.

Compartilhe