Geral
Hauly toma posse na Câmara e adota tom conciliador e reformista

Hauly toma posse na Câmara e adota tom conciliador e reformista

O experiente político paranaense, com 28 anos de atuação no Congresso, assume a cadeira deixada por Deltan Dallagnol, cassado pelo TSE em maio

Angelo Sfair - terça-feira, 13 de junho de 2023 - 19:10

O economista Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) tomou posse nesta terça-feira (13) para o oitavo mandato na Câmara dos Deputados. Ele ocupa a vaga de Deltan Dallagnol, que teve o registro de candidatura cassado com base na Lei da Ficha Limpa.

Antes de fazer o juramento, ele agradeceu aos eleitores e destacou os 28 anos de experiência como congressista.

“Quero dar graças a Deus por estar aqui novamente. Quero agradecer ao povo do Paraná, aos mes eleitores resilientes, aos eleitores do Podemos e a esta Casa que me acolhe com muita fraterniade” – Luiz Carlos Hauly

Idealizador da Reforma Tributária em tramitação na Câmara dos Deputados, o parlamentar deve auxiliar na articulação política para que o texto avance no Legislativo.

O deputado Pedro Lupion (PP-PR) lembrou do período em que o pai dele, Abelardo Lupion, foi colega de bancada de Hauly por seis mandatos. Ele afirmou que o economista deve contribuir com a agenda econômica em discussão no Congresso.

“Cresci acompanhando o Hauly na política, sei da sua história, da sua integridade e da capacidade. É o maior conhecedor do sistema tributário brasileiro e, sem dúvida alguma, vai poder nos ajudar muito nesta próxima Reforma Tributária”, afirmou.

O ex-governador Beto Richa (PSDB-PR) destacou a trajetória do economista na política partidária pelo MDB (1972-1993) e PSDB (1995-2022), além da participação dele na luta pela redemocratização do Brasil nos anos 80.

“A alegria de hoje é ver empossado pela oitava vez o deputado Hauly. Tenho apreço e admiração enormes por ele. Tive a satisfação de tê-lo como primeiro Secretário da Fazenda no Governo do Paraná, onde fez um grande ajuste fiscal”, disse Richa.

HAULY E AS REFORMAS

Após receber o apoio da bancada paranaense, Luiz Carlos Hauly novamente subiu à tribuna e adotou um tom conciliador. Embora não seja alinhado ideologicamente com o Governo Lula, ele afirmou que pretende “construir pontes para o futuro”.

“É uma honra muito grande voltar a esta Casa após quatro anos. Quero dizer ao povo do Paraná que não vim para dividir. Eu vim para somar. Nossas brigas ideológicas não levam para lugar nenhum. Pelo contrário, aprofunda a cizânia desse País ferido pelo baixíssimo crescimento econômico, martirizado pela pobreza e por tantas mazelas” – Luiz Carlos Hauly

Aos pares congressistas, o economista voltou a defender uma agenda reformista para melhorar o sistema tributário, auxiliar o crescimento econômico e a diminuição das desigualdades sociais.

“Tenho comigo que existem duas grandes reformas que nortearão o futuro do Brasil. A Reforma Econômica e, dentro dela, a Tributária – que a mais importante reforma porque temos o pior sistema tributário do mundo, o que é reconhecido por inúmeras entidades nacionais e internacionais”, concluiu.

Compartilhe